SEDEC/SEBRAE
Microeempreendedores individuais ajudam a manter a economia de Sinop aquecida
Somente no primeiro semestre desse ano [2023] foi abertas 1.247 empresas na modalidade microeempreendedor individual
Geral | 29 de Maio de 2023 as 13h 28min
Fonte: Luciano André - Assecom

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) iniciou esta semana com o sentimento de dever cumprido. Acontece que, a noite de sexta-feira [26] foi reservada para um bate papo, palestra e capacitação para os microempreendedores individuais que desempenham suas funções comerciais e de prestação de serviços em Sinop.
A parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrase) revelou aos participantes que eles são os pés direito de uma economia consolidada. Dados levantados e compilados pelos entes, evidenciaram vetores que as MEI’s são responsáveis por 65% da distribuição de renda no município.
Com a missão de fazer a classe MEI aumentar a sua fatia na participação econômica do município, a Sedec, ancorada à tais estatísticas [Observatório de Dados https://lookerstudio.google.com/u/0/reporting/8efba186-5375-4dea-8923-814eb3015957/page/p_8iqlmdpgwc?s=kFCNUaeUkOE] mostrou à eles, como interpretar ações do Poder Executivo que, por sua vez, implicarão e resultarão em novos nichos econômicos.
“Os dados que estamos apresentando são de um estudo que a Secretaria fez com o Sebrae e que compõe um projeto chamado Cidade Empreendedora e Sustentável, um raio-x da economia local que nós chamamos de Sinop em Números” [https://www.sinop.mt.gov.br/fotos_downloads/411.pdf] , destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves ao pontuar que o Plano Diretor do município também serviu de base.
Uma importante troca de informação muito bem ilustrada pela trajetória comercial de microempreendedora Rozeli Bonifácio que, há 18 anos trabalha com a confecção de figurinos e, desde de 2011 desempenha suas habilidades manuais como empresária com registro de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica / Micro Empresa Individual.
“Esta não é a primeira palestra de capacitação que eu participo. Eu sempre procuro estar presente porque isso me faz abrir a mente. Eu trabalhava com figurinos desde 2005, mas não tinha empresa aberta. Depois que eu abri minha MEI, eu abri um leque de oportunidades, como vender para poderes públicos. Agora eu posso fazer o cadastro de fornecedor! Agora eu posso emitir Nota como pode a fábrica de vacinas contra a covid”, dispara exemplificando que, não basta fazer a fantasia de Zé Gotinha para as campanhas de vacina da paralisia, tem que ter documentação para vender para o Governo.
Os números que envolvem MEI”s, em Sinop, são bastante expressivos. Os registros revelam que, somente no primeiro semestre desse ano [2023] foi abertas 1.247 empresas na modalidade microeempreendedor individual.
Ao todo, são mais de 6 mil MEI’s abertas e ativas. “Não é regra, mas um grande número desses micro-empresários, são ex-funcionários que deixaram a empresa que trabalhavam para abrir o seu próprio negócio e empreender. Se olharmos superficialmente, foi uma baixa na empresa que ele deixou, mas se olharmos a fundo, essa vaga abriu um novo posto de trabalho na empresa antiga, assim como no novo comércio, pois grande parte dos MEI’s empregam pessoas e, isso, é o que ajuda o nosso comércio e a nossa prestação de serviços a deixar a nossa economia cada vez mais aquecida”, finaliza o secretário.
Notícias dos Poderes
Adolescente perde parte do intestino após engolir mais de 80 imãs
28 de Outubro de 2025 as 06h07Jovem de 20 anos morre após pular de caminhão descontrolado durante ultrapassagem na BR-174
Lucas Areaba Cespedes Rojas estava como passageiro do veículo que tombou e caiu em um barranco, em Jauru. Motorista se recusou a fazer o teste do bafômetro
27 de Outubro de 2025 as 16h03Mulher leva bebê reborn para consulta médica em UPA de Várzea Grande: 'sintomas de gripe'
Ao constatarem que se tratava de um bebê reborn, a equipe médica informou que não seria possível seguir com o atendimento
27 de Outubro de 2025 as 14h26Idoso de 63 anos é encontrado morto ao lado de moto em lavoura no interior de MT
27 de Outubro de 2025 as 15h15Fábrica na China faz um carro a cada 53 segundos usando IA
Lighthouse Factory, da GAC, foi reconhecida por sustentabilidade e eficiência na produção; 200 mil carros elétricos são feitos por ano no local
27 de Outubro de 2025 as 10h09Empresário do agro pagou R$ 26 milhões para comprar sentença, suspeita PF
João Franciosi, empresário do agro, foi alvo de mandado de busca e apreensão da PF devido a esquema de compra e venda de decisões do TJPI
27 de Outubro de 2025 as 10h00TJMT abre concurso de cartórios com 116 vagas; inscrições começam em janeiro
As inscrições estarão abertas de 14 de janeiro a 13 de fevereiro de 2026, com taxa de R$ 450,00. Candidatos que se enquadrarem nos critérios de isenção poderão solicitá-la entre 25 de novembro e 26 de dezembro de 2025.
27 de Outubro de 2025 as 09h44Jovem morre após ser atingido por tora de madeira em fazenda de MT
Vítima morreu no local
27 de Outubro de 2025 as 08h40