Sinop
Mercadinho de Designe: uma feira de produtos e ideias diferentes
Evento chega a sua 6ª edição como um difusor da economia criativa no município
Geral | 05 de Junho de 2023 as 17h 30min
Fonte: Jamerson Miléski

Imagine a boa e tradicional feirinha de bairro, com produtos diferentes daqueles feitos em escala industrial, com pessoas se relacionando enquanto compram e vendem, a sensação de conversar com quem produziu aquela mercadoria e, no fim, lanchar um pastel se sentindo parte da comunidade. Agora pense em uma versão “Prime” de tudo isso...
Essa é uma forma de descrever o Mercadinho de Designe, uma iniciativa idealizada pela arquiteta e empreendedora de Sinop, Rafaela Dal’Maso. O evento realizado neste final de semana em Sinop chegou a sua 6ª edição se reinventando, incrementando ao cenário de “feirinha” a difusão de conteúdo e conhecimento.
Rafaela conta que o Mercadinho de Designe foi idealizado como um lugar de encontro de marcas, pessoas e novas ideias – um espaço que servisse de vitrine para a inovação e a economia criativa, mas que também fosse capaz de gerar conexões. Esse ainda continua sendo o cerne do evento, que nesta edição contou com 32 empresas presentes, de diversos segmentos, como roupas, acessórios, joias, decoração, artesanato, cosméticos, gastronomia, flores e jardins. “No começo o Mercadinho foi focado em compra e experiências. Hoje o evento tem muito mais conteúdo, entretenimento, com palestras e workshops”, comenta Rafaela.
A 6ª edição do Mercadinho foi chamada de Jardim Secreto. O evento foi hospedado em uma grande e luxuosa casa localizada no Jardim Maringá convertida no “Lê Jardin”. Segundo Rafaela, ao longo dos 3 dias de evento, o público foi plural. Haviam designers, arquitetos, entusiastas da moda e da beleza. A diversidade também estava no discurso. A programação contou com palestras, workshops e rodas de conversa, proporcionando a difusão de conhecimento, interação e evolução pessoal. “Edição do Jardim Secreto superou todas as expectativas. É a primeira em que investimos tempo e qualitativo, abraçando causas sociais”, pontuou a idealizadora.
Uma das ações sociais foi a escolha de uma criativa microempreendedora que ganhou o espaço da vaga social e uma mentoria para alavancar suas vendas. Outra ação foi convidar a APAE para expor e vender seus produtos. O projeto social principal foi a ação para combater a pobreza menstrual. A entrada do Mercadinho, no valor de R$ 30,00 foi destinada para a Associação Pobreza Menstrual, que arrecada itens de higiene feminina (absorventes íntimos), para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Normalmente, o Mercadinho de Designer é realizado uma vez por ano. Rafaela disse que em razão do sucesso dessa edição, o Mercadinho irá voltar em novembro desse ano, com o evento voltado para o Natal.
Notícias dos Poderes
Condutor de carro morre ao colidir contra carreta na BR-163 em Sinop
05 de Julho de 2025 as 14h30Corpo de Bombeiros combate suspeita de incêndio criminoso em residência
Militares impediram que o fogo se alastrasse por toda a edificação; ninguém ficou ferido
05 de Julho de 2025 as 14h19Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada
04 de Julho de 2025 as 16h14Justiça Federal de Sinop tem 2,4 mil processos esperando sentença há mais de 30 dias
Destes, 587 estão prontos para receber a sentença do juiz há mais de 180 dias
04 de Julho de 2025 as 16h05Motociclista italiano é morto por ursa após tirar selfie com os animais em famosa estrada da Romênia
Omar Farang Zin foi arrastado por mais de 55 metros de uma ravina íngreme e não resistiu aos ferimentos
04 de Julho de 2025 as 14h44Energisa explica como vai funcionar a Nova Tarifa social
Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
04 de Julho de 2025 as 14h34