Processo
Mensagens no WhatsApp fora do horário de trabalho pode gerar horas extras
Prática pode acabar em condenação judicial de empresas ao pagamento de horas extras ou danos morais
Geral | 26 de Fevereiro de 2020 as 16h 50min
Fonte: G1

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT) emitiu uma nota alertando os empregadores para envio de mensagens via WhatsApp aos funcionários fora do horário de trabalho. Segundo a federação, essa prática pode acabar em condenação judicial de empresas ao pagamento de horas extras ou danos morais.
A nota destaca ainda o parágrafo único do artigo 6º da CLT que diz que “os meios telemáticos e informatizados de comando, controle e supervisão se equiparam, para fins de subordinação jurídica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e supervisão do trabalho alheio”.
Para que não aconteça uma condenação judicial, o uso do aplicativo fora do ambiente de trabalho depende deve ser esclarecido em contratos ou termos entre empregador e empregado.
De acordo com estudos realizados por especialistas da área trabalhista, se o empregado receber mensagens dos superiores via WhatsApp no momento de descanso (folga, finais de semana ou férias) sobre assuntos relacionados a trabalho, poderá pleitear o pagamento de horas extras.
Além disso, quando o empregado tiver que ficar sempre atento ao telefone para verificar se há mensagens da empresa, a situação caracteriza o período de sobreaviso, que também deve ser remunerado.
“Esta entidade recomenda aos empresários, associados e estabelecimentos comerciais mato-grossense a adotar medidas que visem flexibilizar essa regra, como, por exemplo, incluindo no contrato de trabalho que o trabalhador pode ser contatado via aplicativo fora do horário de expediente regular”, diz trecho da nota.
Outra opção, segundo a Fecomércio-MT, é fazer uma negociação com o sindicato da categoria por meio de acordo ou convenção coletiva sobre o assunto.
Apesar de as mensagens de Whatsapp serem aceitas como prova na Justiça do Trabalho para fins de pagamento de horas extras, o envio de mensagem com eventual dúvida pontual ao funcionário fora do expediente de trabalho não implica nessa caracterização. Só deve ser cobrado horas extras quando a situação for frequente ou demorada.
A federação orientou ainda que as empresas orientem os funcionários sobre as normas e organize a rotina para o uso do aplicativo no ambiente de trabalho.
Notícias dos Poderes
Criança sobrevive por dias ao lado dos pais mortos após acidente em rodovia
Veículo e vítimas foram localizados na segunda-feira; menino estava na cadeirinha.
01 de Outubro de 2025 as 11h23Motociclista morre em colisão com carro em rodovia de MT
Vítima morreu no local
01 de Outubro de 2025 as 11h15Ex-deputado é preso no Rio de Janeiro acusado de estuprar uma criança de 2 anos
Médico que atuou na Assembleia Legislativa de Goiás foi detido nesta quarta-feira
01 de Outubro de 2025 as 10h21Jovem trapezista morre após queda durante espetáculo de circo
Estabelecimento cancelou apresentações programadas para os dias seguintes
01 de Outubro de 2025 as 05h58Incentivos fiscais de R$ 10 bilhões não ajudam reduzir desigualdades em MT, diz TCE
01 de Outubro de 2025 as 06h32Justiça afasta diretoria da Oi, nomeia novo presidente para transição e antecipa efeitos da falência
01 de Outubro de 2025 as 07h30Mato Grosso entra em alerta por baixa umidade do ar; risco de incêndios e desidratação
Inmet emite aviso de “grande perigo” para a tarde desta terça-feira (30) com umidade relativa do ar abaixo de 12% em várias regiões do estado
30 de Setembro de 2025 as 18h10Aeroporto Santos Dumont suspende operações por óleo na pista
Segundo a Infraero, o incidente foi na noite de segunda-feira (29), quando um veículo de serviço que fazia uma inspeção espalhou óleo na pista. Com 162 voos cancelados, passageiros lotam terminal
30 de Setembro de 2025 as 16h20