Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Segunda Feira 15 de Julho de 2024

Menu

Problemas cardíacos

Menino de 14 anos morre de ataque cardíaco após desafio com salgadinho picante nos EUA

Harris Wolobah tinha um problema cardíaco congênito; empresa retirou produto do mercado

Geral | 17 de Maio de 2024 as 07h 40min
Fonte: CNN Brasil

Foto: Sarah Dussault/MediaNews Group/The Mercury N

Um adolescente de 14 anos morreu de ataque cardíaco nos Estados Unidos após comer um pedaço de tortilha com alta concentração de um composto químico encontrado na pimenta-malagueta.

O caso aconteceu em setembro do ano passado, e a causa da morte foi confirmada nesta quinta-feira (16) pelo gabinete do legista-chefe de Massachusetts, nos EUA.

Harris Wolobah tinha um problema cardíaco congênito e tentou participar do “One Chip Challenge” (desafio de um salgadinho, em tradução livre), da empresa Paqui. Para isso, comeu a tortilha (um tipo de salgadinho feito de milho) temperada com as pimentas Carolina Reaper e  Naga Viper.

O produto vinha embalado em uma caixa em forma de caixão. Ele foi retirado de circulação voluntariamente pela Paqui após a morte de Wolobah.

O gabinete do médico legista confirmou nesta quinta-feira (16) à CNN que Wolobah morreu de parada cardiorrespiratória após comer uma substância “com alta concentração de capsaicina”. A capsaicina é o produto químico picante que está presente naturalmente na pimenta-malagueta.

A pimenta Carolina Reaper está logo abaixo do spray de pimenta na escala Scoville, que mede a pungência de pimentas (ou seja, o quanto é picante).

Já Naga Viper é um pouco menos picante, chegando a cerca de 1,2 milhão de unidades de calor nessa escala. Ainda assim, isso é muito mais picante do que uma pimenta jalapeño, que chega a cerca de 5 mil unidades de calor.

“O One Chip Challenge da Paqui era destinado apenas a adultos, com rótulos claros e destacados ressaltando que o produto não era para crianças, qualquer pessoa sensível a alimentos picantes ou com problemas de saúde subjacentes”, disse um porta-voz de Paqui.

“Vimos um aumento de relatos de adolescentes e outros indivíduos que não deram ouvidos a esses avisos. Como resultado, embora o produto seguisse os padrões de segurança alimentar, por precaução, trabalhamos com os varejistas para retirar voluntariamente o produto das prateleiras em setembro de 2023″, adicionou.

O porta-voz acrescentou que o “One Chip Challenge foi descontinuado”.

O site da empresa afirma que reembolsará quem tenha comprado o One Chip Challenge 2023 de Carolina Reaper e Naga Viper que não foram consumidos.