Problemas cardíacos
Menino de 14 anos morre de ataque cardíaco após desafio com salgadinho picante nos EUA
Harris Wolobah tinha um problema cardíaco congênito; empresa retirou produto do mercado
	  
	  Geral | 17 de Maio de 2024  as 07h 40min
     Fonte: CNN Brasil

Um adolescente de 14 anos morreu de ataque cardíaco nos Estados Unidos após comer um pedaço de tortilha com alta concentração de um composto químico encontrado na pimenta-malagueta.
O caso aconteceu em setembro do ano passado, e a causa da morte foi confirmada nesta quinta-feira (16) pelo gabinete do legista-chefe de Massachusetts, nos EUA.
Harris Wolobah tinha um problema cardíaco congênito e tentou participar do “One Chip Challenge” (desafio de um salgadinho, em tradução livre), da empresa Paqui. Para isso, comeu a tortilha (um tipo de salgadinho feito de milho) temperada com as pimentas Carolina Reaper e Naga Viper.
O produto vinha embalado em uma caixa em forma de caixão. Ele foi retirado de circulação voluntariamente pela Paqui após a morte de Wolobah.
O gabinete do médico legista confirmou nesta quinta-feira (16) à CNN que Wolobah morreu de parada cardiorrespiratória após comer uma substância “com alta concentração de capsaicina”. A capsaicina é o produto químico picante que está presente naturalmente na pimenta-malagueta.
A pimenta Carolina Reaper está logo abaixo do spray de pimenta na escala Scoville, que mede a pungência de pimentas (ou seja, o quanto é picante).
Já Naga Viper é um pouco menos picante, chegando a cerca de 1,2 milhão de unidades de calor nessa escala. Ainda assim, isso é muito mais picante do que uma pimenta jalapeño, que chega a cerca de 5 mil unidades de calor.
“O One Chip Challenge da Paqui era destinado apenas a adultos, com rótulos claros e destacados ressaltando que o produto não era para crianças, qualquer pessoa sensível a alimentos picantes ou com problemas de saúde subjacentes”, disse um porta-voz de Paqui.
“Vimos um aumento de relatos de adolescentes e outros indivíduos que não deram ouvidos a esses avisos. Como resultado, embora o produto seguisse os padrões de segurança alimentar, por precaução, trabalhamos com os varejistas para retirar voluntariamente o produto das prateleiras em setembro de 2023″, adicionou.
O porta-voz acrescentou que o “One Chip Challenge foi descontinuado”.
O site da empresa afirma que reembolsará quem tenha comprado o One Chip Challenge 2023 de Carolina Reaper e Naga Viper que não foram consumidos.
Notícias dos Poderes
De um quarto de hotel, R$ 813 milhões roubados: veja o que a PF já sabe sobre o maior ataque hacker contra o sistema financeiro
Operação com apoio da Interpol tem detenções no Brasil, na Argentina e na Espanha e mira os autores do roubo de dinheiro de reservas de instituições financeiras usadas para operar o Pix
31 de Outubro de 2025 as 09h57Mato Grosso é único estado da Amazônia Legal com aumento no desmatamento em um ano
Outros estados apresentaram reduções significativas no número de desmatamentos no mesmo período. No ano, houve redução de 11,08% na Amazônia e 11,49% no Cerrado
31 de Outubro de 2025 as 09h50Jovem de 28 anos morre em acidente de moto ao voltar para casa para amamentar filha
Motociclista voltava para casa para amamentar a filha de quatro meses quando foi atingida por um carro que tentava fazer um retorno.
31 de Outubro de 2025 as 09h46Caminhonete faz curva fechada e cai em valetão
Não há informações de feridos
31 de Outubro de 2025 as 08h49Estado chega a marca de 31 mil casas entregues e Mauro garante superar meta de 40 mil até 2026
30 de Outubro de 2025 as 21h01CDL informa sobre funcionamento do comércio nos feriados de novembro
30 de Outubro de 2025 as 16h15Consórcio vence leilão de rodovias em MT e vai investir R$ 2,7 bi
Concessão tem um prazo de 30 anos e totaliza 634 km das MTs-020/140/225/244/251 entre Campo Verde e Sinop
30 de Outubro de 2025 as 16h11