Problemas cardíacos
Menino de 14 anos morre de ataque cardíaco após desafio com salgadinho picante nos EUA
Harris Wolobah tinha um problema cardíaco congênito; empresa retirou produto do mercado
Geral | 17 de Maio de 2024 as 07h 40min
Fonte: CNN Brasil

Um adolescente de 14 anos morreu de ataque cardíaco nos Estados Unidos após comer um pedaço de tortilha com alta concentração de um composto químico encontrado na pimenta-malagueta.
O caso aconteceu em setembro do ano passado, e a causa da morte foi confirmada nesta quinta-feira (16) pelo gabinete do legista-chefe de Massachusetts, nos EUA.
Harris Wolobah tinha um problema cardíaco congênito e tentou participar do “One Chip Challenge” (desafio de um salgadinho, em tradução livre), da empresa Paqui. Para isso, comeu a tortilha (um tipo de salgadinho feito de milho) temperada com as pimentas Carolina Reaper e Naga Viper.
O produto vinha embalado em uma caixa em forma de caixão. Ele foi retirado de circulação voluntariamente pela Paqui após a morte de Wolobah.
O gabinete do médico legista confirmou nesta quinta-feira (16) à CNN que Wolobah morreu de parada cardiorrespiratória após comer uma substância “com alta concentração de capsaicina”. A capsaicina é o produto químico picante que está presente naturalmente na pimenta-malagueta.
A pimenta Carolina Reaper está logo abaixo do spray de pimenta na escala Scoville, que mede a pungência de pimentas (ou seja, o quanto é picante).
Já Naga Viper é um pouco menos picante, chegando a cerca de 1,2 milhão de unidades de calor nessa escala. Ainda assim, isso é muito mais picante do que uma pimenta jalapeño, que chega a cerca de 5 mil unidades de calor.
“O One Chip Challenge da Paqui era destinado apenas a adultos, com rótulos claros e destacados ressaltando que o produto não era para crianças, qualquer pessoa sensível a alimentos picantes ou com problemas de saúde subjacentes”, disse um porta-voz de Paqui.
“Vimos um aumento de relatos de adolescentes e outros indivíduos que não deram ouvidos a esses avisos. Como resultado, embora o produto seguisse os padrões de segurança alimentar, por precaução, trabalhamos com os varejistas para retirar voluntariamente o produto das prateleiras em setembro de 2023″, adicionou.
O porta-voz acrescentou que o “One Chip Challenge foi descontinuado”.
O site da empresa afirma que reembolsará quem tenha comprado o One Chip Challenge 2023 de Carolina Reaper e Naga Viper que não foram consumidos.
Notícias dos Poderes
Cervejas brasileiras ficam entre as melhores do mundo em competição internacional; veja quais
O European Beer Star, sediado na Alemanha, é considerado um dos concursos cervejeiros mais prestigiados do mundo
18 de Setembro de 2025 as 07h14SES e TCE reúnem gestores e profissionais de saúde em encontro para debater prevenção ao suicídio
Evento foi realizado nesta quarta-feira (17), com o objetivo de debater melhorias e soluções para a área da saúde mental em Mato Grosso
17 de Setembro de 2025 as 17h22Vice-prefeito articula com ministro novas UBSs para fortalecer rede da atenção primária de Sinop
17 de Setembro de 2025 as 15h47Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico
17 de Setembro de 2025 as 15h27Prefeito sanciona lei que proíbe atletas trans em competições esportivas femininas em Cuiabá
17 de Setembro de 2025 as 15h09Aluno de 12 anos de escola militar morre após parada cardíaca
Ele passou mal e foi levado ao Hospital Regional, mas não resistiu e morreu em Alta Floresta
17 de Setembro de 2025 as 12h36Médico de Mato Grosso morre em queda de avião monomotor no Pantanal de Mato Grosso do Sul
16 de Setembro de 2025 as 17h05MPMT requer plano de descomissionamento da UHE Colíder
Desde agosto a usina entrou em estado de
16 de Setembro de 2025 as 17h00