Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 18 de Maio de 2022

Menu

Geral

Meio Ambiente faz palestra e oficina de plantio de árvores em comunidade rural

Arborização | 11 de Março de 2022 as 16h 58min
Fonte: Autor: Everton Medeiros - Assecom

Foto: Assecom

A Secretaria de Meio Ambiente, através do Setor de Educação Ambiental, realizou hoje (11), na Chácara Talismã, uma oficina de plantio de árvores com a comunidade. A iniciativa faz parte do programa Sinop mais verde, que é uma campanha permanente da Secretaria de Meio Ambiente voltado para educação ambiental, que tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da conservação, preservação e manutenção das áreas verdes, florestas, parques, rios, lagos e nascentes.

A secretária Ivete Malmann esteve presente falando sobre preservação do meio ambiente, proteção ambiental, e logo depois foi realizada uma oficina de plantios de mudas no barracão da Igreja. Segundo Ivete as árvores promovem ao menos cinco benefícios diretos que melhoram a qualidade de vida da população, sendo a diminuição da poluição do ar, preservação da fauna, redução do risco de doenças respiratórias, redução de incidência de enchentes e a diminuição da temperatura local.

Entre as espécies plantadas em conjunto com a comunidade na oficina estavam: 3 ipês brancos, 3 amarelos, 3 rosas, 2 jambos, 2 bacuparis, 2 tamarindos, 3 ingás, 2 araçás boi, 2 uvaias, 2 jabuticabas, 2 cajus, 2 amoras, 2 jacas, 2 araçá amarelo, 2 achachairu/bacupari boliviano, 2 frutíferas de mangas, 2 frutíferas de uvas, 2 frutíferas de goiabas, 2 frutíferas de pitangas, 2 frutíferas de limões.

Nesse ano outras ações foram realizadas, como a formação de área verde no Residencial Nossa Senhora de Aparecida. Foram plantadas 225 mudas das espécies Ipê e Ingá do mato. Outros locais devem receber visitas de equipes com palestras orientativas e plantio de mudas.

 

Clima

Como já é de conhecimento dos sinopenses, entre todos os estados, Mato Grosso é o mais quente da federação brasileira. Sinop tem média de temperatura de 34ºC, chegando, em alguns meses do ano, à 40ºC. O clima fica ameno nesse período que estamos em decorrências das precipitações. A forma mais eficaz do combate às altas temperaturas é plantando árvores. Elas promovem um clima mais úmido e com mais sombras, afastando as altas temperaturas. Adote você essa prática e plante também uma árvore.