Seciteci
Médico fala sobre mitos e verdades da Covid na Escola Técnica de Sinop
A equipe se prepara para que a retomada das aulas presenciais aconteça de forma segura e consciente
Geral | 27 de Agosto de 2021 as 16h 21min

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), por meio da Escola Técnica Estadual (ETE) de Sinop, realizou uma roda de conversa com a participação de um médico especialista para falar sobre a Covid e os meios corretos e seguros de combater e prevenir a doença.
A coordenadora pedagógica da ETE, Debora Malagutti, explica que o objetivo foi mostrar os mitos e verdades sobre a Covid e ações necessárias para se proteger e cuidar da saúde.
“A ideia foi abordar como se precaver, além de ressaltar a importância dos cuidados, para que de forma eficiente possamos combater a disseminação da doença. A equipe está se preparando de forma segura e consciente, para a retomada das aulas que já vai acontecer agora no segundo semestre”, explicou.
O médico infectologista Walther Esteves que atua na linha de frente do combate à Covid, ressalta que o que mais dificulta o processo de conscientização e preparo da população, tem sido as informações equivocadas e notícias falsas que circulam na internet.
“Esta pandemia trouxe muitas angústias e uma série de incertezas, mas é preciso que as pessoas que estão à frente dos trabalhos e atendimentos da Covid, ajudem a comunidade, informem e passem as informações e orientações corretas, para conscientizar ao máximo de pessoas e munir a população de informação”, disse.
A assessora administrativa da ETE, Laiza Rubim, destaca que a palestra trouxe um outro olhar para a situação pandêmica, no qual é um momento de luto e dificuldades coletivos, por isso, é importante a união e apoio de uns com os outros.
“Pudemos receber informações e orientações de outro viés, sabemos quais os cuidados e tratamentos, mas pouco se fala sobre o preconceito e descriminação que as pessoas contaminadas enfrentam, e, com a orientação de um especialista, abriu a nossa mente, nos colocando num lugar de empatia, apoio, sem julgamentos e recriminação”, falou.
“A gente começa a se policiar com os direitos e deveres enquanto cidadãos, além de nos trazer a consciência de que somos exemplos, e temos que nos precaver, além de continuar os cuidados e não relaxar com este assunto, afinal a pandemia não acabou e deve perdurar por um bom tempo ainda, até efetivamente se encontrar a cura”, disse a professora Bruna Carrara.
Notícias dos Poderes
Empresa de Sinop lança chip de internet móvel com cobertura nacional
Tecnologia compete com operadoras nacionais e promete personalização do serviço
13 de Setembro de 2025 as 18h37Idosos e pessoas com deficiência participam da 3ª edição do Banho Assistido na Praia do Cortado
13 de Setembro de 2025 as 18h32Show de Leo Santana no Festeja Sinop reúne multidão no Gigante do Norte
13 de Setembro de 2025 as 18h21Condomínio urbano com o maior lago ornamental do Brasil fica em Sinop
Inaugurado esta semana, o empreendimento tem um lago ornamental de destaque nacional
13 de Setembro de 2025 as 18h19De 2010 até agora, o que aconteceu com Sinop?
Na história recente Sinop se consolida com um exemplo nacional de desenvolvimento e faz as pazes com o passado, reencontrando sua vocação para produzir combustível
13 de Setembro de 2025 as 00h15Nos anos 2000, Sinop emerge do pó
Na primeira década do novo milênio a cidade acompanha o declínio do setor madeireiro e a centelha de uma nova economia
13 de Setembro de 2025 as 00h14Anos 90, Sinop atinge a maioridade sem os pais fundadores
Na década de 90 a rede elétrica chega e a cidade “desmama” da Colonizadora Sinop
13 de Setembro de 2025 as 00h13Anos 80: exercitando a democracia e a civilidade
Na década de 80 Sinop fez política, viu a comunicação chegar e o sonho do etanol evaporar
13 de Setembro de 2025 as 00h12