Executadas
Mauro manda investigar falha na PCE após morte de irmãs ser transmitida em videochamada para preso
Governador criticou “leis frouxas” e culpou Legislativo e o Judiciário brasileiro pela expansão do crime organizado
Geral | 18 de Setembro de 2024 as 18h 51min
Fonte: Unica News

Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (18), o governador Mauro Mendes (UB) disse que determinou uma investigação sobre a falha ocorrida na Penitenciária Central do Estado de Mato Grosso (PCE) e que resultou na morte das irmãs Rayane e Rithiele Alves Porto, de 25 e 28 anos, em Porto Esperidião (323 Km de Cuiabá).
Rayane e Rithiele foram mortas a facadas dentro de uma residência por membros da facção criminosa Comando Vermelho (CV), na madrugada do último sábado (14), após serem julgadas pelo “tribunal do crime” da organização.
A ordem para o duplo homicídio em Porto Esperidião partiu de um faccionado que está preso na PCE, em Cuiabá, e que teria sido o “juiz” que determinou a execução das irmãs, através de chamada de vídeo feita com os comparsas antes e durante as execuções.
Questionado se houve falha na segurança da Penitenciária Central - que inclusive conta com aparelhos bloqueadores de sinal de celulares - Mauro garantiu que sim, motivo pelo qual determinou a investigação, culpando ainda o Judiciário pelo crescimento demasiado das facções criminosas no país.
“É um absurdo o que está acontecendo no Brasil. As nossas leis frouxas estão permitindo isso, bandido 'tá' amedrontando a sociedade, e tem gente em Brasília brincando com isso, achando que nada tá acontecendo. É um verdadeiro absurdo”, disse Mauro.
Ocorre que Rayane e Rithiele não tinham ligações com o crime organizado e foram mortas pelo simples fato de terem publicado em suas redes sociais uma foto despretensiosa, fazendo o chamado “sinal de três dedos”. Todavia, no mundo do crime, o gesto remete à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), grupo inimigo do Comando Vermelho. Para Mauro, isso reflete o nível que se encontra o nível da guerra entre o crime organizado.
“As pessoas fazem um sinal 'de brincadeira'. De repente um bandido olha [a foto] e manda matar, porque sem saber, era um sinal da facção rival”, enfatizou.
Ao final, Mauro voltou a criticar o Legislativo e o Judiciário, reiterando que a briga de “gato e rato” entre o Estado e as facções no país só terá fim quando houver uma reforma no Código Penal Brasileiro.
“Vamos esperar [o Brasil] virar um país do narcotráfico, dominado, como alguns países da America já viraram? Eu falo sempre sobre isso. Agora, não cabe a mim, governador, fazer lei. Cabe a mim executar as ações do Poder Executivo. Quem faz lei é o Legislativo, quem faz cumprir é o Judiciário brasileiro”, asseverou
“Tem que ter uma revisão no Código Penal de 1940. Muitas emendas e remendos foram feitos, mas estão muito distantes de serem um instrumento adequado para combater a atual realidade do crime organizado do país”, pontuou.
Notícias dos Poderes
Empresário do agro pagou R$ 26 milhões para comprar sentença, suspeita PF
João Franciosi, empresário do agro, foi alvo de mandado de busca e apreensão da PF devido a esquema de compra e venda de decisões do TJPI
27 de Outubro de 2025 as 10h00TJMT abre concurso de cartórios com 116 vagas; inscrições começam em janeiro
As inscrições estarão abertas de 14 de janeiro a 13 de fevereiro de 2026, com taxa de R$ 450,00. Candidatos que se enquadrarem nos critérios de isenção poderão solicitá-la entre 25 de novembro e 26 de dezembro de 2025.
27 de Outubro de 2025 as 09h44Jovem morre após ser atingido por tora de madeira em fazenda de MT
Vítima morreu no local
27 de Outubro de 2025 as 08h40Batida entre Civic e Fiorino mata empresário em MT
Suspeita é de sono ao volante
27 de Outubro de 2025 as 08h34Após 14 horas, homem é resgatado de caixa d’água em supermercado
Ação mobilizou agentes e bombeiros.
27 de Outubro de 2025 as 08h30Caminhão com cerveja pega fogo em rodovia de MT
Não houve registro de feridos
27 de Outubro de 2025 as 08h27Boi invade supermercado e persegue açougueiro
Animal entrou de surpresa em mercado, derrubou produtos e até “perseguiu” açougueiro; ninguém ficou ferido.
27 de Outubro de 2025 as 05h52Carro capota, tomba e mata menina de 15 anos em MT
Vítima morreu no local
27 de Outubro de 2025 as 05h47