Recomendação da Anvisa
Mato Grosso suspende aplicação de Astrazeneca em gestantes
Orientação foi feita após identificação de vários efeitos colaterais
Geral | 11 de Maio de 2021 as 13h 30min
Fonte: Informações Gazeta Digital

Mato Grosso anunciou que vai atender à recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e suspender aplicação de Astrazeneca em gestantes. A orientação foi feita nesta terça-feira (11) após identificação de vários efeitos colaterais.
“O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, informou a Anvisa.
Em entrevista à rádio Vila Real, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, informou sobre a decisão da suspensão, a fim de preservar a saúde de gestante e bebê.
Dessa forma, gestantes podem ser imunizadas apenas com Pfizer e CoronaVac no país. No entanto, a CoronaVac está em falta, por causa dos insumos necessários para a produção, e a Pfizer tem como complicador a armazenagem, que precisa ser feita a -20º C e exige equipamentos que nem todos os municípios possuem.
Cuiabá já manifestou que suspendeu a aplicação e que a Pfizer será aplicada nas gestantes com comerbidades. “A coordenação revela que até o momento não teve registro de problemas causados pelas vacinas em gestantes ou puérperas”, informou nota da Prefeitura de Cuiabá.
Logo cedo, a Prefeitura de Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá) também anunciou a suspensão e espera novas orientações do Ministério da Saúde. Situação semelhante ocorre em Tangará da Serra (239 km a médio-norte).
Além de Mato Grosso, outros 14 estados já interromperam a aplicação da vacina em gestantes.
Notícias dos Poderes
Réu é condenado por matar jovem com tiros na cabeça e peito em Sorriso
06 de Novembro de 2025 as 16h39Pantanal é bioma com maior taxa de aquecimento, diz pesquisa
Estudo revela que temperatura subiu 0,47°C desde 1985; Amazônia também registrou uma elevação
06 de Novembro de 2025 as 16h20Desembargador afastado terá aposentadoria compulsória por idade, diz Zuquim
06 de Novembro de 2025 as 16h14Corpo de Bombeiros resgata corpo encontrado em poço de 12 metros de profundidade
06 de Novembro de 2025 as 14h44Homem encontra tesouro de R$ 4,3 milhões ao cavar jardim para construir piscina, na França
06 de Novembro de 2025 as 13h35Inmet alerta para chuvas com descargas elétricas e rajadas de vento em vários municípios
06 de Novembro de 2025 as 13h30Bombeiros divulgam resultado preliminar de seleção para soldados temporários
Candidatos aprovados serão convocados para o teste físico entre 10 e 16 de novembro; aprovados reforçarão unidades em várias regiões do estado
05 de Novembro de 2025 as 20h04Tentativa de homicídio, ameaça e estelionato: saiba como era ficha criminal de homens que saíram de SP e foram mortos ao cobrar dívida no PR
Robishley Hirnani de Oliveira, Rafael Juliano Marascalchi, Diego Henrique Afonso e Alencar Gonçalves de Souza ficaram 44 dias desaparecidos e foram encontrados enterrados em vala, a 650 metros do ponto em que o carro deles foi encontrado em um bunker
05 de Novembro de 2025 as 19h51