Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Domingo 03 de Novembro de 2024

Menu

Descargas atmosféricas

Mato Grosso registrou mais de 3,2 milhões de raios em 2024

Contagem foi feita pelo sistema de monitoramento de raios da Energisa Mato Grosso

Geral | 31 de Outubro de 2024 as 16h 17min
Fonte: Redação com Assessoria

Na média, mais de 11 mil raios por dia. É o que aponta o sistema de monitoramento da Energisa em Mato Grosso. De janeiro a setembro desse ano a empresa contabilizou 3,2 milhões de descargas atmosféricas.

Segundo a meteorologista e consultora da concessionária, Ana Paula Paes o número de raios pode aumentar até o final do ano por conta da previsão de tempestades no estado. “Nos próximos dias a previsão é de tempo nublado a encoberto e com condições para chuva moderada a localmente forte, acompanhadas de descargas atmosféricas, isso se dá por causa da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCAS). Os destaques são para as regiões de Barra do Garças, Sinop e Rondonópolis. As rajadas de vento podem variar de 40 a 50 km/h. As temperaturas estarão estáveis”, explicou.

“Os próximos dias devem ser chuvosos na região, devido a atuação da ZCAS. Para quinta-feira (31) os destaques são para as regiões de Barra, Sinop e Tangará. Na sexta-feira (01) os ventos devem estar mais intensos no estado, principalmente em Tangará, Sinop, região Metropolitana e Rondonópolis” contou.

De olho no clima, a Energisa Mato Grosso segue com as equipes de prontidão e aproveita para reforçar orientações de segurança que podem evitar acidentes com a eletricidade nos dias chuvosos.

“Há ocasiões em que essas chuvas vêm acompanhadas de ventos fortes que causam quedas de árvores, destelhamentos, quebra de postes e rompimentos de cabos de energia, prejudicando o fornecimento de energia. E nesse cenário algumas atitudes inseguras podem colocar em risco a vida da população”, explicou Heitor Galdino, coordenador de saúde e segurança da Energisa.

Entre as atitudes, a profissional destaca o perigo de ficar exposto a céu aberto durante a aproximação de um temporal. “Se estiver fora de casa, busque um local fechado para se abrigar e, consequentemente, evitar acidentes com raios”.

 

Cuidados dentro de casa

Evite o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;  

Evite o uso de chuveiro ou torneira elétrica;  

Evite consertos de instalações elétricas;  

Se possível, permaneça dentro de casa enquanto estiver chovendo.  

 

Cuidados fora de casa 

Não encoste em objetos metálicos como postes, cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;  

Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos;

Não tente carregar aparelhos móveis, como celulares, em locais úmidos;

Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria;

Evite estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados