Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 29 de Fevereiro de 2024

Menu

Jogos escolares

Mato Grosso conquista a quinta colocação no ranking geral de equipes de xadrez do Brasil

Sinopense de 12 anos fez parte da equipe

Geral | 01 de Novembro de 2023 as 16h 38min
Fonte: Redação

Foto: Assessoria

Desde o dia 27 de outubro, Brasília tem sido o palco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), um evento tradicional que reúne mais de 6 mil estudantes-atletas de todas as unidades federativas para competir em 20 modalidades esportivas. Entre essas modalidades, o xadrez se destacou com a participação de 54 atletas em cada naipe, representando os 26 estados e o Distrito Federal.

Nesta competição, os dois melhores atletas de cada estado, com idades entre 12 e 14 anos, competiram em busca de títulos nacionais individuais e por equipes, em seis rodadas no ritmo clássico, ao longo de três dias de intensa competição. Uma jovem promessa Sinopense, Olavo Tadeu Carvalho Oliveira,de apenas 12 anos aluno do 7º ano no Colégio CAD de Sinop, se destacou ao conquistar a quarta colocação, empatando em pontos com o vice-campeão.

Olavo competiu na categoria Sub14 e acabou saindo invicto com quatro vitórias e dois empates. Ele era o pré-rankeado número 16, mas terminou entre os primeiros competidores. Sua performance ainda lhe rendeu um acréscimo de 73 pontos no ranking da Federação Internacional de Xadrez, uma vez que se tratava de uma prova oficial.

O Colégio CAD também esteve representado nos JEBs pelo Professor Rodrigo Machado, que atuou como técnico do time de xadrez masculino de Mato Grosso.

A equipe completa de xadrez de Mato Grosso contou com Olavo Oliveira (Sinop), Arthur Calgaro (Sorriso), Ananda Andrade (Cuiabá) e Isadora Maller (Nova Monte Verde), sob a orientação dos técnicos Rodrigo Machado (Sinop) e Cleberson Lima Satil (Nova Monte Verde).

Os resultados individuais dos atletas de Mato Grosso contribuíram para a conquista da quinta colocação no ranking geral de equipes de xadrez do Brasil, tanto no masculino quanto no feminino.