Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 01 de Julho de 2025

Menu

Sinop

Marinha aceita terreno doado pela prefeitura para construção de vila

São 6 mil metros quadrados do município que acabam de ser absorvidos pela Delegacia da Marinha

Geral | 03 de Fevereiro de 2015 as 17h 17min
Fonte: Jamerson Miléski

Um ano e meio após a Câmara de vereadores de Sinop aprovar a doação de um terreno para a Marinha do Brasil, enfim o imóvel será transmitido ao novo proprietário. A secretaria do Patrimônio da União, superintendência de Mato Grosso, publicou no dia 30 de janeiro a portaria nº 1, aceitando a doação do imóvel feita pela prefeitura de Sinop. No mesmo ato, transferiu o terreno para a Delegacia da Marinha do Brasil.

Isso significa que, só a partir de agora, a Marinha começa o processo de instalação da sua vila de oficiais. De acordo com a publicação, o imóvel será destinado ao PNR (Próprios Nacionais Residenciais), uma espécie de plano habitacional específico do eixo militar, que promove a construção de casas destinadas à moradia de oficiais. O militar recolhe o equivalente a 3% do valor do imóvel ao ano. Caso seja “baixa renda” (ganhe menos de 5 salários mínimos), é isento da taxa.

O terreno

Doado em agosto de 2013, o terreno de 6 mil metros quadrados está localizado na quadra 31/A, no Jardim Vitória Régia. O imóvel faz parte de um acordo, firmado pelo prefeito Juarez Costa, no ano de 2010, quando repassou para a Marinha uma área de 2 mil metros quadrados para a instalação da Agência Fluvial de Sinop.

A vila militar da Marinha terá 6 casas apenas. Uma sede social deve ser construída no local, além de resguardar um espaço para expansão. Cerca de R$ 900 mil devem ser investidos no complexo.

O terreno “dado” pelo município, no mercado imobiliário local, valeria mais de R$ 1,5 milhão.

 

E a Agência da Marinha?

O processo é lento e moroso. Há 5 anos o município doou o imóvel, próximo ao Parque Florestal. Em setembro de 2013, o Centro de Intendência da Marinha de Landário, que compreende o 6º Distrito Naval, lançou a primeira licitação referente aos serviços de instalação da agência em Sinop. O pregão eletrônico 021/2013, era apenas para a execução de fundação, viga baldrame e colunas em concreto armado para construção do muro, calçada e portões para a futura agência fluvial. Que é o que estgá construído até o momento.

A Marinha ainda não determinou o cronograma para a instalação da agência no município.