Norte Show Kid
Mais de 500 alunos visitaram estande da Prefeitura de Sinop na Norte Show 2023
A iniciativa teve como objetivo despertar interesse, gerar conhecimento e aproximar o setor produtivo da comunidade escolar
Geral | 22 de Abril de 2023 as 14h 42min
Fonte: Vanessa Kienen - Assecom

Durante três dias, 560 alunos, do 4º ano, da rede municipal de ensino, passaram pela Norte Show 2023. Os pequenos visitaram o estande da Prefeitura de Sinop, na feira, e puderam conhecer o mundo da agricultura familiar e piscicultura, através da horta mandala e do tanque de peixes, além de terem contato com o Prefeito de Sinop, Roberto Dorner, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, e demais secretários que estavam presentes. A iniciativa teve como objetivo despertar interesse, gerar conhecimento e aproximar o setor produtivo da comunidade escolar, mostrando os estandes, vitrines tecnológicas e exposições de máquinas e animais.
A atividade foi possível, pelo 2° ano consecutivo, graças à parceria da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, com o projeto “Norte Show Kids”, de responsabilidade da Norte Show, sob organização de associadas da Acrinorte e Sindicato Rural de Sinop, com apoio de esposas, filhas de produtores e produtoras rurais. A experiência é mais do que uma atividade educativa, mas também uma prática sensorial, com aromas, sabores e texturas.
A aluna Isabelly de Souza, descreveu como foi conhecer a horta mandala, e o tanque de peixes, atração do estande. “Eu gostei muito, tem bastante plantas que eu não tinha visto, eu também gostei de ver algumas outras plantas. É bem legal porque tem bastante coisas que eu não conhecia, é diferente” descreveu.
Karol Luz, que é assistente pedagógica da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, acompanhou as visitas e falou sobre a alegria das crianças que participaram. “Eu estou apaixonada, eles proporcionarem essas experiências para as crianças é formidável. O meu olhar de adulta foi esse. São muitos empresários, eles entram em contato com a escola. Eles estão apoiando, é o contato com colaboradores, parcerias, esse é objetivo da feira, a parceria. E levar as escolas foi muito importante, eles terem esse contato, conhecer a escola, conhecer algumas demandas, dos professores que vão lá e abraçam, alguns dos expositores já são parceiros das escolas. Já estão desenvolvendo alguns trabalhos, eu consegui madeira para uma horta da escola, isso é um máximo”.
Umas das associadas à frente da organização, Maria Fernanda Wolf, disse ter sido muito gratificante poder levar um pouquinho do agro para as crianças. “Muitas delas, apesar de viverem em uma das regiões mais importantes do agronegócio, não têm a oportunidade de ter esse contato. A grande maioria não tinha visto a soja, por exemplo, um boi de tão perto, o milho, a horta, quando elas tiveram o contato com o hortelã, elas passaram a mão e sentiram o cheiro, isso trás uma experiência muito marcante. Eu tenho certeza que a gente acabou recebendo muito mais do que a gente proporcionou, a gente doou tempo, amor, mas o retorno delas para nós, é infinitamente maior, elas ficaram muito felizes”.
As crianças visitaram entidades, empresas do setor agrícola e pecuário, além de entidades públicas de pesquisa. Participaram também do projeto alunos de escolas privadas do município, que passaram pelo estande da Prefeitura de Sinop que recebeu as crianças na horta mandala.
Notícias dos Poderes
Câmara de Sinop homenageia locutor que narrou Barretos 2025 e destaca personalidades da educação
16 de Setembro de 2025 as 11h00Fórum de Sinop homenageia pioneiros e promove ação solidária em celebração aos 40 anos
15 de Setembro de 2025 as 17h33Novo decreto torna obrigatória a alimentação de sistema em tempo real por hospitais
15 de Setembro de 2025 as 17h18Matheus Fernandes encerra festividade de aniversário de Sinop e leva milhares de pessoas ao Festival de Praia
15 de Setembro de 2025 as 10h47Leilão da Receita tem iPhone a partir de R$ 800 e carros a R$ 4 mil
15 de Setembro de 2025 as 10h19Avião não consegue pousar em MT e desvia para MS durante tempestade
Companhia aérea se pronunciou e disse que, após o pouso, a aeronave foi reabastecida no aeroporto de Campo Grande e, em seguida, prosseguiu viagem, pousando normalmente Várzea Grande.
15 de Setembro de 2025 as 10h02