Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 26 de Fevereiro de 2024

Menu

Balanço

Mais de 19 mil candidatos não compareceram aos locais de prova no 1º dia de Enem em MT

Taxa de ausentes no Estado foi maior que a média nacional

Geral | 06 de Novembro de 2023 as 11h 57min
Fonte: Redação G1-MT

Foto: Érico Andrade/g1

Mato Grosso teve 30,4% de ausentes no primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nesse domingo (5). Dos 63.924 inscritos, 19.432 de pessoas deixaram de fazer a prova.

A taxa de ausentes no estado foi maior que a média nacional, que registrou de 28,1% dos 3,4 milhões de inscritos ausentes no primeiro dia de provas. O número deste ano no país foi menor que o do ano passado, quando o país teve 28,3% de faltosos.

Foram 57 municípios e 177 locais de prova em todo estado. Ao todo, 15 adultos foram presos e 5 celulares apreendidos.

O balanço foi divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Manuel Palácios, em coletiva realizada horas após o Exame, levando em consideração a apuração de 98,3% da quantidade de inscrições.

Os problemas de logística também afetaram os candidatos. O balanço mostra que 905 participantes do exame foram afetados por problemas como: emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas com abastecimento de água no local de prova.

No próximo domingo (12), os candidatos farão as provas de matemática e ciências da natureza.