Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 05 de Dezembro de 2023

Menu

Ajuda

Mãe pede ajuda para que filho consiga passar por cirurgia delicada

Bebê de apenas 7 meses precisa realizar cirurgia craniana antes de completar 1 ano de vida

Geral | 03 de Março de 2023 as 09h 00min
Fonte: Franciele Vieira com Clarice Abreu

Foto: Divulgação

A mãe do bebê Fabrício, de apenas 7 meses, Rosilene Aparecida de Oliveira, de 34 anos, está pedindo ajuda para conseguir realizar a cirurgia do filho que foi diagnosticado com a Síndrome de Apert. Conforme informado por ela, o procedimento é realizado no Hospital Sobrapar na cidade de Campinas (São Paulo), e tem o custo de cerca de R$120 mil.

De acordo com Rosilene, ela teve uma gravidez normal e que a síndrome só foi descoberta no momento do parto. “Logo após o nascimento ele teve uma parada cardiorrespiratória, foi reanimado, teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) de grau 3 que ocasionou em uma hidrocefalia, com isso, o meu filho precisou ficar internado, sendo contaminado por duas bactérias multirresistentes”.

O período de internação durou cerca de 3 meses e somente após a melhora foi feita a cirurgia para a melhora da hidrocefalia, e assim teve alta e pôde ir para casa.

 

Dificuldades no tratamento

Questionada, Rosilene que reside na cidade de Itaúba, afirmou que teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde para a realização de todos os exames, porém infelizmente nem o Município e nem o Estado conseguem auxiliar na cirurgia que é feita em São Paulo.

Por conta disso, ela organizou uma campanha cujo objetivo visa arrecadar o valor para custear a cirurgia nomeada como cranioestenose, que permitirá a remodelação dos ossos do crânio do bebê e assim possibilitar que ele possa se desenvolver normalmente e evitar que perca a visão, audição e fique impossibilitado de andar.

Interessados em ajudar, poderão estar transferindo qualquer valor para o pix rosileneap88@gmail.com .

O que é a Síndrome de Apert?

A síndrome de Apert é uma malformação congênita grave, que associa uma união precoce dos ossos do crânio e da base do crânio (craniofacioestenose). Essa síndrome é responsável, portanto, por causar o desenvolvimento anormal da estrutura craniana e facial de uma pessoa. Por isso, os bebês portadores dessa malformação nascem com o formato da cabeça e a face diferentes.

A Síndrome de Apert só acontece naqueles que possuem uma mutação em um dos genes responsáveis pelos fibroblastos, que são encarregados de promover a união dos ossos do crânio ainda durante o desenvolvimento do bebê no útero da mãe. Com isso, há uma união precoce e errônea dos ossos da calota craniana e da base do crânio, o que pode prejudicar a estética do crânio, da face e também o desenvolvimento do cérebro da criança.

Além disso, os bebês portadores de Apert também nascem com junções dos dedos das mãos e dos pés que parecem estar todos “colados”, o que também é conhecido como sindactilia complexa. Essa sindactilia de múltiplos dedos é uma característica definidora da síndrome e ajuda a fazer o diagnóstico e a diferenciar de outras síndromes de craniofacioestenoses, como a Síndrome de Crouzon e a Síndrome de Pfeiffer.