Eleição anulada
Machado embarga decisão do TSE e pede esclarecimentos antes do novo pleito
No último dia 8 de maio o TSE anulou a eleição ocorrida no dia 29 de abril para os cargos de presidente e vice-presidente do TRE
Geral | 12 de Maio de 2025 as 19h 36min
Fonte: Gazeta Digital

O desembargador membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Marcos Machado, apresentou embargos de declaração ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que apresenta contradições e questionamentos acerca da nova eleição de presidente e vice-presidente do TRE-MT. Machado pede esclarecimentos para dispor seu nome ao cargo de presidente da corte.
No último dia 8 de maio o TSE anulou a eleição ocorrida no dia 29 de abril para os cargos de presidente e vice-presidente do TRE, pois a desembargadora Serly Marcondes Alves foi eleita para a vice-presidência, cargo que já ocupava no biênio passado, estando apta apenas ao cargo de presidente, conforme resolução do TSE e da LOMAN. Com isso, Machado acabou perdendo o cargo de presidente o qual foi eleito.
Contudo, Machado cita possível contradição entre premissas de fundamentação e as determinações contidas na parte dispositiva, visto que, segundo ele, “afeta seu direito de se candidatar ao cargo de Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Mato Grosso”.
Da leitura da decisão embargada, observa-se que, entre sua fundamentação e seu dispositivo, ao determinar eleição para os cargos de Presidente e Vice-presidente, a r. decisão assim expressou: “Frente a esse cenário, assentada a previsão constitucional da eleição para os cargos de direção, e estando a Desembargadora Serly Marcondes Alves impedida de ser novamente eleita para cargo de Vice-Presidente do TRE/MT – dada a expressa vedação contida nos arts. 102 da LOMAN e 1º da Res.-TSE nº 23.493/201 -, subsiste um único candidato apto a concorrer à vice-presidência, no caso, Desembargador Marcos Machado”.
É ainda convocada nova eleição, com a condição de que a desembargadora seja inelegível ao mesmo cargo diretivo de Vice-Presidente e Corregedora do TRE/MT, apenas apta a concorrer à presidência.
Conforme o embargo, a controvérsia a ser esclarecida é em relação à condição de elegibilidade passiva do desembargador ao cargo de presidente, acentuando que não possui questões de inelegibilidade, podendo se candidatar a quaisquer cargos diretivos.
“Pela leitura do v. acórdão, há indicação de que o embargante não poderia exercer o seu direito constitucional de ser candidato ao cargo de Presidente, mas somente ao cargo de Vice-Presidente, ao passo que no dispositivo, item “b”, determina-se a eleição tanto ao cargo de Presidente quanto ao cargo de Vice-Presidente, nessa ordem. Com efeito, eleição significa concorrência entre mais de um candidato, caso contrário seria mera aclamação. Aliás, o dispositivo do acórdão refere-se à concorrência pela Desa. Serly Marcondes Alves ao cargo de Presidente”, cita.
Ele ainda questiona a ordem da realização da eleição: se realizada primeiro a eleição ao cargo de Presidente ou de Vice-Presidente, com a candidatura de ambos ao cargo de Presidente.
“Isso porque, caso não vencer, se realizaria a eleição para Vice-presidente. Se o embargante se sagrar vencedor, não será realizada a eleição da Desa. Serly Marcondes Alves, por inelegibilidade reconhecida no acórdão. Assim, teria que ser convocado o primeiro suplente e noticiado ao e. TJMT para indicação de segundo nome para Vice-presidente/Corregedor”.
Deste modo ele pede que seja sanada a contradição acerca da possibilidade de se candidatar ao cargo de Presidente e esclarecimento acerca da ordem de votação dos cargos diretivos.
A votação está marcada para ocorrer presencialmente no Pleno do Tribunal, por volta das 9h desta terça-feira (13), de acordo com portaria assinada pelo desembargador Mário Kono, que assumiu interinamente a função de presidente.
Notícias dos Poderes
Homem morre após ser atacado por canguru em zoológico nos EUA
Eric Slate, de 52 anos, sofreu múltiplos ferimentos após, supostamente, ter ‘brincado de lutinha’ com o animal
12 de Maio de 2025 as 19h47Por unanimidade, STF mantém prisão de lobista de MT acusado de esquema de venda de sentenças
13 de Maio de 2025 as 07h33Homem é morto por leão que ele tentava domesticar no jardim de casa
Felino devorou grande parte do corpo do iraquiano, que tinha 50 anos
12 de Maio de 2025 as 19h26Exponorte 2025 começa nesta semana em Sinop com segurança e trânsito reforçados
12 de Maio de 2025 as 16h20Justiça autoriza uso de provas da PF em ação que pode cassar prefeito de Sorriso
PF liga empresa de VG a caixa dois de prefeito de Sorriso
12 de Maio de 2025 as 16h10Exponorte começa na quarta-feira (14) e entrada será 1kg de alimento
12 de Maio de 2025 as 15h31Um Presente de Amor-Próprio no Mês das Mães: A Arte de Transformar com Dra. Fátima Munhoz
12 de Maio de 2025 as 12h18Assessor de deputado é condenado por associar Janaina à corrupção e a atos do pai
Eduardo Gomes de Andrade publicou texto e vídeo aonde, sem provas, liga a deputada Janaina Riva a esquemas de corrupção envolvendo o seu pai, o ex-deputado José Geraldo Riva
12 de Maio de 2025 as 12h11