Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Domingo 14 de Julho de 2024

Menu

Cancela a passagem

Lula cancela visita a Mato Grosso e lançamento do Plano Safra é adiado para julho

Geral | 25 de Junho de 2024 as 22h 32min
Fonte: Unica News

Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vem mais a Mato Grosso esta semana, como o presidente estadual do PT, Valdir Barranco, havia anunciado. O cancelamento da agenda foi anunciado no fim de semana, pelo articular da visita, ministro de Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), em um evento na cidade de Cáceres (200 km de Cuiabá).

Lula vinha a Mato Grosso nesta quarta-feira (26), para lançar o Plano Safra 2024, que é um programa de linhas de crédito que visa apoiar e financiar a produção agropecuária no Brasil, por meio de verbas de custeio e investimento. Com o cancelamento da visita, o lançamento do programa foi adiado para 3 de julho. O montante a ser liberado deve atingir um valor recorde, superando os R$ 364,22 bilhões disponibilizados na temporada 2023/24.

A Secretaria de Comunicação do Governo Federal não emitiu nenhum esclarecimento sobre o cancelamento da agenda presidencial no Estado. Essa seria a segunda vista do presidente da República a Mato Grosso em seu terceiro mandato. Em março do ano passado, Lula pousou em Rondonópolis (212 km de Cuiabá) para inaugurar um grande conjunto residencial, fruto de verbas federais. 

A vinda de Lula na capital segue sem nenhuma novidade. Existem "intenções partidárias" de que Lula venha durante o período de campanha das eleições municipais para “abençoar” o deputado estadual Lúdio Cabral, candidato do PT em Cuiabá.

No mês passado foi revelado que o PT em Mato Grosso tentava, junto do ministro de relações institucionais, Alexandre Padilha, conversar para que Lula viesse a Cuiabá para participar da inauguração de dois aeroportos no Estado que passam por uma ampla reforma, nas cidades de Várzea Grande e Rondonópolis.

A visita oficial de Lula a Cuiabá está sendo aguardada desde março de 2023, após o presidente desembarcar em Rondonópolis para uma entrega de uma obra residencial na cidade. Havia especulações de que Lula viria até a capital no aniversário da cidade, 8 de abril, do mesmo ano para participar de solenidade das comemorações, o que não se concretizou.