Ataques em Paranatinga
Lojas foram incendiadas em represália a comerciantes que se recusaram a pagar 'taxa' para facção
Mandantes e executores de crime foram presos; segurança foi reforçada na cidade
Geral | 29 de Janeiro de 2025 as 10h 44min
Fonte: Repórter MT

Os incêndios criminosos registrados na cidade Paranatinga, nessa terça-feira (28), foram motivados pela recusa dos lojistas em pagar uma “taxa” para a facção criminosa que controla a criminalidade na cidade. A informação é da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
As ordens para os ataques partiram de duas lideranças do crime organizado na região, que estavam presas no Centro Penitenciário do município. Ambos foram enviados para uma área de isolamento na unidade.
Os executores do crime, dois homens de 24 e 25 anos, foram identificados com a ajuda de câmeras de segurança, que registraram o momento em que é feita a “cobrança” a um dos lojistas atingidos pelo ataque. Além dos incêndios, eles deverão responder por extorsão.
De acordo com as informações disponibilizadas pelas autoridades, ambos os criminosos acusados de atear fogo nos comércios têm passagens pela polícia. Um deles por tentativa de furto e o outro tinha mandado de prisão em aberto expedido pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá.
Após os ataques, a segurança na cidade foi reforçada, com o envio de equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rotam, Força Tática, Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e Gerência de Operações Especiais (GOE).
Em nota, o secretário de Segurança Pública, César Roveri, destacou a resposta rápida das autoridades, que conseguiram identificar os mandantes do crime horas após os fatos e prenderam os executores no mesmo dia.
“De imediato, enviamos reforço e equipes das unidades especializadas da Polícia Militar e Civil que se deslocaram para o município. A resposta já foi dada com a identificação pela manhã dos mandantes, que estavam presos e foram transferidos para setores isolados. O trabalho prossegue com ações ostensivas e de investigação no município, dentro da política de tolerância zero as facções criminosas em Mato Grosso”, ressaltou o secretário.
Notícias dos Poderes
Foragido que ameaçou ex-mulher em Sinop é preso pela PC em Várzea Grande
05 de Agosto de 2025 as 22h04Juíza não vê 'gravidade' e solta psicólogo que filmou mulheres em Cuiabá
MPE também opinou pela liberdade do acusado alegando que ele possui bons antecedentes
05 de Agosto de 2025 as 16h38Alunas que criaram grupo inspirado em facção já espancaram outras 4 colegas
05 de Agosto de 2025 as 14h52Réu por estupro e feminicídio de mãe e três filhas vai a júri popular em Sorriso
Acusado de crimes brutais cometidos em novembro de 2023
05 de Agosto de 2025 as 11h37Alunas torturam colega dentro de escola em MT; gravam tudo e divulgam vídeo
05 de Agosto de 2025 as 09h52Na maior apreensão do país, PRF apreende 103 kg de ouro avaliados em R$ 60 milhões
Homem de 30 anos foi preso em flagrante. Barras de ouro estavam escondidas no painel de uma Hilux ano 2024
05 de Agosto de 2025 as 08h25Seis réus têm prisão convertida em preventiva após assalto com reféns em agência bancária em MT
05 de Agosto de 2025 as 08h00Chefe de facção presa em shopping do RJ e ex-marido podem estar por trás de mais de 100 assassinatos em MT
Priscila Moreira Janis e Robson Junior Jardim dos Santos foram os responsáveis pela guerra de facções que resultou em diversos assassinatos, entre 2022 e 2023, segundo o delegado Bruno França
04 de Agosto de 2025 as 17h08