Ressocialização
Limite para contratar ex-presidiário como aprendiz é fixado em 29 anos
Geral | 14 de Janeiro de 2016 as 18h 50min
Fonte: Rodrigo Maciel Meloni | Sejudh-MT
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal aprovou, nesta quarta-feira (13), proposta que fixa o limite de 29 anos de idade para a contratação de jovens aprendizes que tenham passado por medidas socioeducativas ou pelo sistema prisional. A proposta ainda será analisada, de forma conclusiva, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Hoje, o empregador é obrigado a contratar jovens entre 14 e 24 anos, os quais devem ser matriculados nos cursos das instituições do Sistema S (conjunto de nove instituições de interesse de categorias profissionais, como Senai e Senar). Contudo, a legislação trabalhista não trata de forma específica do contrato de aprendizagem de jovens egressos, que abrangem pessoas entre 15 e 29 anos de idade, conforme o Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/13).
O relator da matéria, deputado Sóstenes Cavalcante destaca o baixo custo da contratação de aprendizes. “Para menor aprendiz, o empregador deposita no FGTS valor correspondente a 2% da remuneração; para os outros empregados, o depósito é de 8%. Além disso, o cálculo dos encargos sociais e trabalhistas é feito sobre o salário-mínimo hora (R$ 4,00)”.
Em Mato Grosso, a Fundação Nova Chance (Funac), instituição vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), é responsável pela reinserção social de pessoas que estão em privação de liberdade. “Formamos grandes parcerias com instituições estaduais e federais, empresas privadas e com a sociedade civil, de um modo geral, para oferecer cursos de qualificação com a finalidade de profissionalizar e inserir os recuperandos no mercado de trabalho após o cumprimento da pena”, explica a presidente do órgão, Cintia Nara Selhorst.
Dentre os principais parceiros, estão as prefeituras, instituições como Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e empresas privadas como a Rota do Oeste, empresa do Grupo Odebrecht, que contratou recuperandos para trabalhar nas obras de duplicação e recuperação da BR-163, em municípios como Nova Mutum.
“A ação é resultado do sucesso experimentado em Rondonópolis, onde o total de apenados atuando na mesma função chegou a 200, após assinatura de termo aditivo ao Termo de Contrato de Intermediação de Mão de Obra nº 08/2014/Funac, que visava aumentar o efetivo”, ressalta Cintia Selhorst.
Já o trabalho de acompanhamento de reinserção do ex-recuperando é realizado em algumas unidades do Sistema Penitenciário (Sispen). “Em determinados casos, parceiros como o Sebrae assessoram ex-recuperandos por até um ano para garantir que conseguiram manter seu negócio”, informa a presidente da Funac.
Reincidência
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a taxa de reincidência é de 24,4% ao longo de cinco anos para presos soltos em 2006. Segundo a pesquisa, o perfil do reincidente é de jovens do sexo masculino com baixa escolaridade.
No entanto, o relator optou por excluir do texto aprovado a possibilidade de jovens egressos serem contratado como aprendizes, mesmo sem frequência escolar, nos locais onde não houver oferta de ensino médio.
O deputado também suprimiu a intenção de criar Programa de Incentivo de Inserção dos Egressos Jovens (PIIEJ) prevista no projeto original. Na avaliação de Cavalcante, nesse caso, o projeto apenas faz alterações na CLT sem instituir qualquer tipo de programa público.
Notícias dos Poderes
Caminhões com eixos suspensos vão passar por conferência
Modalidade autorizada pela ANTT leva em consideração informações do MDF-e
02 de Maio de 2025 as 18h57PF investiga movimentação de R$ 2 bilhões de lobista de MT envolvido em venda de sentenças
02 de Maio de 2025 as 14h10Acordo entre Unimed e Oncomed levanta suspeitas sobre favorecimento e conflito de interesses
02 de Maio de 2025 as 13h58Empreendedoras de Sinop apostam no mercado da ‘fofura’
Itens de papelaria que conquistam pelo designe e diversão são o foco desse novo negócio
02 de Maio de 2025 as 13h11Fim de semana será de calor com risco de temporal em MT, alerta Inmet
02 de Maio de 2025 as 11h27Idoso toma Tadalafila, sofre mal súbito e morre durante festa de santo no interior de MT
Segundo um amigo da vítima, idoso tinha marca-passo e tomou remédio para disfunção erétil antes de ir par ao evento
02 de Maio de 2025 as 11h09Maluf propõe seminário sobre políticas públicas para infância e adolescência
A iniciativa considerou os resultados de levantamento referente à Fiscalização Nacional Coordenada Projeto Infância Segura
02 de Maio de 2025 as 11h03TJ nega manobra de empresa para 'grilar' parque em MT
Organização tenta ficar com áreas no extremo norte
02 de Maio de 2025 as 08h54