Investigação
Líder espiritual preso por abuso sexual usava chá para 'dopar' mulheres em MT, diz polícia
Um caso também foi registrados em Sinop contra o mesmo suspeito e pela mesma prática criminosa
Geral | 07 de Agosto de 2023 as 06h 42min
Fonte: Redação G1-MT

O líder espiritual preso por suspeita de abuso sexual, na quarta-feira (2), usava um chá indígena, denominado hoasca, para dopar as mulheres e praticar os abusos em Lucas do Rio Verde, de acordo com a delegada responsável pelo caso, Ana Caroline Lacerda.
Outros dois casos também foram registrados em Sinop e Alta Floresta, ao norte do estado, contra o mesmo suspeito e pela mesma prática criminosa. Em depoimento, o suspeito negou as acusações.
Para a reportagem, a delegada Lacerda contou que o suspeito se aproveitava da posição que tinha dentro do centro religioso para praticar os crimes durante os rituais. Ele teria levado atendimento espiritual nas outras duas cidades.
"Era um chá que elas [vítimas] não estavam acostumadas a tomar no centro religioso. Algumas eram frequentadoras do centro há algum tempo, outras ele já praticava na primeira sessão e elas nem retornavam", contou.
Lacerda disse que as vítimas tinham um perfil semelhante. Todas elas tinham algum problema pessoal e apresentavam alguma fragilidade emocional.
"Isso fazia com que elas acreditassem no que ele falava e acabavam se submetendo ao ritual, na esperança de que melhorassem", afirmou.
Bebida tem origem em plantas encontradas na floresta amazônica. — Foto: Lucas George Wendt / Unsplash
As investigações apontam que o suspeito agia por meio de manipulação psicológica, sob argumentos de conexão e troca energética, colocando de forma fraudulenta na mente das vítimas, a necessidade de realização de um ritual espiritual.
Acreditando que receberia uma cura espiritual, as vítimas deixavam que o suspeito realizasse toques corporais, que configuraram atos libidinosos, chegando em um dos casos ao ato sexual, após ingestão de um chá indígena.
Hoasca
A bebida tem origem em plantas encontradas na floresta amazônica com potencial alucinógeno. O produto possui alguns ingredientes ativos, como:
-
N, N-dimetiltriptamina (ou DMT);
-
Alcaloides harmala, um composto químico que impede a decomposição da droga no corpo.
Aqueles que bebem ayahuasca — como a planta também é conhecida —, relatam ver formas e cores e ter alucinações, às vezes aterrorizantes, que podem durar horas. Nesse estado de sonho, alguns dizem que encontram parentes mortos.
As raízes são usadas há centenas de anos por grupos indígenas na Amazônia. No século passado, no Brasil e em outros países da América do Sul, surgiram igrejas na América do Sul, onde a ayahuasca é legal.
No Brasil, algumas das igrejas que ministram a planta têm como inspiração uma mistura de influências cristãs, africanas e indígenas.
Notícias dos Poderes
Prefeitura entrega 78 escrituras aos moradores da Comunidade Belo Ramo em Sinop
17 de Outubro de 2025 as 10h12Padre flagrado com fiel em MT é afastado; substituto tem 76 anos
Luciano Simplício foi surpreendido com uma jovem de 21 anos em um quarto da paróquia da cidade
17 de Outubro de 2025 as 09h44Secretário perde controle de carro e morre ao cair de ponte em MT
Mulher sobreviveu
17 de Outubro de 2025 as 08h37Trabalhador de 47 anos morre ao cair de telhado em MT
Vítima morreu no local
17 de Outubro de 2025 as 08h34Caminhão-tanque pega fogo na rodovia de MT
Não há informações de feridos
16 de Outubro de 2025 as 21h44Juiz autoriza banco confiscar SW4 em MT
16 de Outubro de 2025 as 20h19Palco do Guns N'Roses começa a ser montado na segunda
17 de Outubro de 2025 as 07h20Duplicação da BR-163 recebe prêmio de asfalto mais confortável do Brasil e é comparada às rodovias alemãs
Índice aponta que o trecho avaliado oferece mais conforto ao dirigir, menos desgaste dos veículos e mais segurança aos motoristas
16 de Outubro de 2025 as 19h29