Levantamento
Levantamento do TCE-MT aponta que 87 municípios não possuem gestão ambiental descentralizada
De acordo com o diagnóstico, apenas 55 dos 142 municípios aderiram à descentralização ambiental
Geral | 06 de Agosto de 2025 as 17h 21min
Fonte: TCE-MT

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (5), uma série de recomendações ao Governo do Estado e aos 87 municípios que ainda não possuem gestão ambiental descentralizada. A medida é resultado de um levantamento conduzido pela 6ª Secretaria de Controle Externo (Secex), sob relatoria do conselheiro Antonio Joaquim, que revelou um cenário de fragilidade institucional e baixo alcance da descentralização ambiental no estado.
De acordo com o diagnóstico, apenas 55 dos 142 municípios mato-grossenses possuem a gestão ambiental descentralizada, e nem todos exercem de forma efetiva o licenciamento ambiental. Outros 51 ainda não iniciaram o processo de descentralização, 20 tiveram o processo paralisado e 16 estão em tramitação na Superintendência de Gestão de Desconcentração e Descentralização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SGDD/Sema-MT).
Segundo o relator, a descentralização ambiental é uma estratégia essencial para garantir uma gestão mais eficiente e condizente com as realidades locais. “No estado, essa medida é particularmente relevante para assegurar a proteção efetiva dos recursos naturais, dada a sua vasta extensão territorial, presença de diversos biomas como Cerrado, Amazônia e o Pantanal e a complexidade de suas atividades econômicas como a agropecuária, mineração e o turismo.”
Dessa forma, determinou que os municípios que ainda não aderiram à descentralização ambiental e os que estão com processos paralisados elaborem, no prazo de 180 dias, um Plano de Providências para sua efetivação, indicando as medidas a serem adotadas e o cronograma a ser seguido.
O conselheiro ponderou, contudo, que os principais entraves enfrentados pelos municípios para a efetivação da descentralização ambiental são a falta de recursos financeiros, carência de profissionais qualificados e apoio técnico insuficiente do Estado. Para ele, superar esse cenário depende de ações estruturadas e coordenadas entre os entes federativos.
Sendo assim, recomendou ao Governo do Estado que ofereça apoio técnico e administrativo aos municípios por meio da Comissão Específica de Municipalização de Licenciamento Ambiental, além da criação de um programa de capacitação para gestores e a publicação da lista de municípios habilitados para o exercício da gestão ambiental descentralizada.
Por fim, o relator também determinou a instauração de uma auditoria operacional na Descentralização da Gestão Ambiental no Estado de Mato Grosso, com o objetivo de analisar a criação e a implementação de um plano diretor para municípios com mais de 20 mil habitantes. O cumprimento das medidas será monitorado pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do TCE-MT, que é liderada pelo presidente Sérgio Ricardo.
Notícias dos Poderes
Três cidades de MT entram em situação de emergência reconhecida pelo governo
Decretos de Nova Lacerda, Barra do Garças e Brasnorte foram homologados pelo governador e abrem caminho para liberação de recursos federais de socorro
13 de Outubro de 2025 as 20h06Motorista morre carbonizado após caminhão com carga de pedras pegar fogo na BR-364
As autoridades permanecem no local, e a ocorrência segue em andamento
13 de Outubro de 2025 as 18h37Avião cai sobre caminhões e deixa 2 mortos
Aeronave de pequeno porte atingiu veículos e provocou incêndio próximo ao aeródromo Hicks Airfield, em Fort Worth, no Texas
13 de Outubro de 2025 as 18h01Corpo de Bombeiros socorre trabalhador atingido por palete carregado com cimento em Sinop
Acidente ocorreu no pátio de uma construtora próxima à MT-140; vítima foi encaminhada ao Hospital Regional
13 de Outubro de 2025 as 16h35Evento do Sesi-MT deixa rastro de sujeira e lixo no Parque das Águas
13 de Outubro de 2025 as 14h55Semana começa com alerta de temporais para todo o Estado
13 de Outubro de 2025 as 14h37TJMT recebe lista sêxtupla da OAB-MT para escolha de novo desembargador pelo Quinto
13 de Outubro de 2025 as 14h12Sema e PM apreendem cerca de 70 quilos de pescado irregular nos últimos quatro dias
O balanço das apreensões reúne ações realizadas em Cuiabá, Várzea Grande, na região do São Lourenço e na feira livre de Confresa
13 de Outubro de 2025 as 11h22