Elevação
Leite acumula alta de 23% no ano. Até quando o preço vai subir?
Geral | 29 de Julho de 2024 as 10h 12min
Fonte: Dinheiro rural

O leite longa vida historicamente tem aumento de preço no meio do ano, período de inverno por aqui. Isso por conta do ciclo natural do clima, que, nessa época, é de seca nas regiões produtoras concentradas no Sul e Sudeste do país. No último IPCA-15 divulgado pelo IBGE, com os dados da prévia de inflação de junho, o produto responde por uma das maiores altas na composição do índice, de 2,58%.
O pesquisador da FGV Agro Felippe Serigati explica que, além do período natural da entressafra, de baixa da produção, ainda tivemos problemas climáticos, primeiro a seca intensa, especialmente no principal estado produtor, Minas Gerais, e, mais recentemente, as chuvas no Rio Grande Sul. “Durante o inverno é normal ter uma elevação [no preço], não só do leite, mas de produtos associados à pecuária.”
A explicação passa pela biologia. No período de seca, o pasto fica mais “pobre”, a vaca come menos e, assim, produz menos leite.
Efeito prolongado
Mas, o encarecimento do produto, não está concentrado agora em junho. No acumulado de 2024, o leite longa vida ficou 23,25% mais caro segundo os dados do IPCA-15.
Segundo Serigati, ainda estamos sendo impactados pelos efeitos da forte seca que atingiu as regiões produtoras entre 2021 e 2022. Efeito climático que ainda coincidiu com a guerra na Ucrânia, que levou os preços dos grãos – encarecendo a alimentação do gado.
Como o ciclo agropecuário de escala comercial tem um tempo mais longo de produção, ele vai levar mais tempo para se recuperar. “A produção do agro está muito associada a clima, safra e entressafra. E são produtos que demandam escala maior, comercial, então a margem para contornar crises é mais estreita”.
No auge da crise dos grãos, por exemplo, muitos produtores acabaram interrompendo a criação do gado leiteiro, pois o custo alto combinado com a medida governista de importar o produto para reduzir os preços tornou o negócio insustentável. “Muitos produtores acabaram vendendo seus gados para corte como uma forma de ajudar nas receitas no curto prazo. Então, até se refazer esse rebanho e voltar a produzir em larga escala, leva um tempo”, explica o pesquisador.
Até quando vai a alta?
Segundo levantamento do Procon-SP, entre maio e junho de 2024, o valor médio do litro do leite integral UHT aumentou de R$ 4,98 para R$ 5,34 na cidade de São Paulo. A elevação foi de 7,23%.
O produto deve continuar com custo mais elevado ao longo dos próximos dois meses. Espera-se que em setembro as chuvas retorno. Contudo, segundo Serigati, este ano está previsa a incidência da La Niña, que pode atrasar um pouco o início do período chuvoso.
Mas, iniciadas as chuvas, além da melhora do pasto, também tem início o período de cruzamento e procriação do gado, e as vacas passam a produzir mais leite.
“É uma cadeia com ciclo de produção mais longo, e ainda se trata de um bem essencial”.
Notícias dos Poderes
Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada
04 de Julho de 2025 as 16h14Justiça Federal de Sinop tem 2,4 mil processos esperando sentença há mais de 30 dias
Destes, 587 estão prontos para receber a sentença do juiz há mais de 180 dias
04 de Julho de 2025 as 16h05Motociclista italiano é morto por ursa após tirar selfie com os animais em famosa estrada da Romênia
Omar Farang Zin foi arrastado por mais de 55 metros de uma ravina íngreme e não resistiu aos ferimentos
04 de Julho de 2025 as 14h44Energisa explica como vai funcionar a Nova Tarifa social
Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
04 de Julho de 2025 as 14h34Evermat recebe Licença Ambiental para instalação de sua 1º unidade em Mato Grosso
04 de Julho de 2025 as 11h14CNJ anula edital do TJ e proíbe contratações temporárias de oficiais de justiça em MT
03 de Julho de 2025 as 18h55Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados
Sistema vai permitir verificação da existência de operação e de contrato, autorização e também eventuais ofensas aos direitos do consumidor
04 de Julho de 2025 as 06h53Os 50 carros mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2025
Fiat Strada superou Volkswagen Polo ao emplacar mais de 62 mil veículos no país; veja ranking
03 de Julho de 2025 as 16h18