Lei estadual
Lei que obriga SUS e rede privada a fornecer teste de autismo em bebês é sancionada em MT
A lei permite que bebês com faixa etária de 16 a 30 meses sejam diagnosticado com autismo
Geral | 01 de Maio de 2021 as 18h 20min
Fonte: Informações G1 MT

Foi sancionada uma lei estadual que obriga as unidades públicas e privadas de saúde em Mato Grosso a oferecer o questionário M-CHAT, permitindo assim aos bebês com faixa etária de 16 a 30 meses ser diagnosticado com autismo.
A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nessa sexta-feira (30). A norma é aplicável ao Sistema Único de Saúde (SUS) e as clínicas e hospitais particulares.
Atualmente, o instrumento de identificação precoce do TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria é a escala M-CHAT.
O teste é composto por 23 questões do tipo sim ou não, que devem ser respondidas pelos pais de crianças entre 16 e 30 meses de idade que estejam acompanhando o filho em uma consulta pediátrica.
As respostas aos itens da escala levam em conta observações dos pais com relação ao comportamento do filho.
A soma total dos pontos poderá indicar a presença de sinais do autismo, facilitando assim que as mães adotem precocemente medidas em favor do desenvolvimento dos filhos.
Em caso de pontuação elevada, é fundamental que a criança siga para uma avaliação com um médico especialista e uma equipe multidisciplinar.
Notícias dos Poderes
Prefeitura de Sinop lança licitação para obras estruturantes do Parque Jardim Botânico
18 de Setembro de 2025 as 10h24Primeira parceria de negócios da MT CONSTRUIR em Sinop é firmada logo na abertura da feira
18 de Setembro de 2025 as 07h41Homem morre após levar descarga elétrica em Sinop
17 de Setembro de 2025 as 22h07Cervejas brasileiras ficam entre as melhores do mundo em competição internacional; veja quais
O European Beer Star, sediado na Alemanha, é considerado um dos concursos cervejeiros mais prestigiados do mundo
18 de Setembro de 2025 as 07h14SES e TCE reúnem gestores e profissionais de saúde em encontro para debater prevenção ao suicídio
Evento foi realizado nesta quarta-feira (17), com o objetivo de debater melhorias e soluções para a área da saúde mental em Mato Grosso
17 de Setembro de 2025 as 17h22