Sinop
Lei que mantém igrejas abertas na pandemia é suspensa pela justiça
Legislação feita por vereadores foi considerada um desserviço para saúde pública
Geral | 26 de Março de 2021 as 18h 01min
Fonte: Jamerson Miléski

Nascida na Câmara de vereadores de Sinop, sobre os aplausos de líderes religiosos, a lei municipal 2.939, acaba de ser colocada na gaveta pelo poder judiciário. Em decisão proferida na tarde de hoje, sexta-feira (26), o juiz Rubens de Oliveira Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, suspendeu os efeitos da legislação que proíbe o fechamento de templos religiosos mesmo durante a pandemia.
A decisão foi liminar, provocada pelo Ministério Público do Estado, que classificou a lei como inconstitucional. O argumento é de que os municípios podem suplementar leis federais e estaduais que tratam da saúde, mas não contrariá-las. Na avaliação do MP, a lei proposta pela Câmara de vereadores vai na contramão da legislação já implementada pelo Estado.
O magistrado seguiu o tom da denúncia. Em sua decisão, o juiz enfatizou que a legislação proposta pelos vereadores enfraquece as ações coletivas que tentam conter o avanço da Covid-19 em Mato Grosso. Na conta do magistrado, a lei atrapalha a saúde e não gera um “ganho” no exercício da fé. “Com o fechamento de igrejas, o exercício da liberdade religiosa e de crenças não fica impedido; ao contrário, permanece ileso. É necessário apenas que, temporariamente, ocorra por outros meios que não exijam a reunião física das pessoas e, portanto, não tragam risco para a sociedade”, relatou o magistrado na decisão.
A lei agora suspensa deriva de um projeto de autoria dos vereadores Toninho Bernares, Moises do Jardim do Ouro e Hedvaldo Costa – todos auto identificados como evangélicos. O texto estabelece que igrejas e templos religiosos são “atividades essenciais” no âmbito das políticas públicas, especialmente nos períodos de calamidade pública. O texto proíbe o fechamento total desses templos.
Apenas a vereadora Professora Graciele (PT), foi contrária ao projeto de lei. O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, sancionou a matéria, dando validade legal.
Notícias dos Poderes
Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada
04 de Julho de 2025 as 16h14Justiça Federal de Sinop tem 2,4 mil processos esperando sentença há mais de 30 dias
Destes, 587 estão prontos para receber a sentença do juiz há mais de 180 dias
04 de Julho de 2025 as 16h05Motociclista italiano é morto por ursa após tirar selfie com os animais em famosa estrada da Romênia
Omar Farang Zin foi arrastado por mais de 55 metros de uma ravina íngreme e não resistiu aos ferimentos
04 de Julho de 2025 as 14h44Energisa explica como vai funcionar a Nova Tarifa social
Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
04 de Julho de 2025 as 14h34Evermat recebe Licença Ambiental para instalação de sua 1º unidade em Mato Grosso
04 de Julho de 2025 as 11h14CNJ anula edital do TJ e proíbe contratações temporárias de oficiais de justiça em MT
03 de Julho de 2025 as 18h55Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados
Sistema vai permitir verificação da existência de operação e de contrato, autorização e também eventuais ofensas aos direitos do consumidor
04 de Julho de 2025 as 06h53Os 50 carros mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2025
Fiat Strada superou Volkswagen Polo ao emplacar mais de 62 mil veículos no país; veja ranking
03 de Julho de 2025 as 16h18