Novas medidas
Lei que autoriza instalação de câmeras em carros de aplicativo é sancionada em MT
A nova legislação exige que as empresas responsáveis pelos aplicativos realizem o cadastro obrigatório de usuários e motoristas, incluindo documentos pessoais e certidão de antecedentes criminais
Geral | 14 de Agosto de 2024 as 10h 09min
Fonte: Redação G1-MT

A lei que autoriza a instalação de câmeras e dispositivos de segurança, como botões de pânico, em carros de aplicativos foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), no dia 2 de agosto. A Lei nº 12.634/2024 é de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD) e prevê novas medidas de segurança para motoristas e usuários de aplicativos de transporte no estado.
A nova legislação exige que as empresas responsáveis pelos aplicativos realizem o cadastro obrigatório de usuários e motoristas, incluindo documentos pessoais e certidão de antecedentes criminais.
Além disso, os aplicativos poderão realizar reconhecimento facial prévio dos usuários e motoristas, por meio dos dispositivos móveis cadastrados, antes do início de cada viagem contratada.
A lei ainda proíbe os usuários e motoristas utilizarem dados ou dispositivos de terceiros não cadastrados para acessar os aplicativos.
Segundo o documento, o descumprimento das medidas acarretará em multas que podem chegar a R$ 50 mil. Em caso de reincidência, o valor poderá ser aplicado em dobro.
Assassinato de motoristas de aplicativo
Da esquerda para a direita: Nilson Nogueira, de 42 anos, Elizeu Rosa Coelho, de 58 anos e Marcio Rogerio Carneiro, de 34 anos — Foto: Divulgação
A segurança de usuários e motoristas de aplicativo passou a preocupar a população após a repercussão dos assassinatos em série de três motoristas de aplicativo na região metropolitana de Cuiabá.
Em menos de quatro dias, os motoristas foram encontrados mortos em abril deste ano. As vítimas foram identificadas como Márcio Rogério Carneiro, Nilson Nogueira e Elizeu Rosa Coelho.
Os suspeitos agiam como 'serial killers' e tinham como objetivo matar um por dia, informou o delegado responsável Nilson Farias.
Notícias dos Poderes
Avião de pequeno porte cai e explode causando duas mortes
Aeronave perdeu altitude e colidiu contra o solo
23 de Outubro de 2025 as 05h53Criança de 11 anos é atropelada em faixa de pedestre
Menina atravessava de bicicleta quando foi atingida por um carro
23 de Outubro de 2025 as 05h49Leão foge pelo teto de caminhão em movimento e cena surpreende motorista
Animal sedado escapou por uma escotilha durante transporte no Noroeste da África do Sul. As autoridades ainda investigam o motivo da falha de segurança
23 de Outubro de 2025 as 06h32Nova lei do ISSQN da construção civil prevê redução na alíquota e desconto de até 38% em Sinop
22 de Outubro de 2025 as 20h08Secretário destaca a pujança de Sinop e a importância da região norte ao anunciar investimentos milionários à educação
22 de Outubro de 2025 as 20h06Mensagens de empresário e lobista abrem novos flancos em inquérito sobre venda de decisões no STJ
Pivô das investigações cumpre prisão domiciliar em Primavera
22 de Outubro de 2025 as 15h31Sortudo azarado: homem morre envenenado após encontrar cigarro de maconha e declarar que é seu 'dia de sorte'
Avó do homem que morreu por envenenamento acidental de fentanil criou uma campanha para conscientizar sobre os riscos do uso da substância
22 de Outubro de 2025 as 13h21Dra. Fátima Munhoz é homenageada na Câmara de Cuiabá com Monção de Aplausos pelo Dia do Dentista
Com mais de 17 anos de carreira, a cirurgiã é reconhecida pelo trabalho ético, pela excelência técnica e pela forma como transforma a autoestima e realiza sonhos em Cuiabá.
22 de Outubro de 2025 as 11h33