Segurança
Lei determina que cães de porte médio a gigante andem com focinheira e guia
Geral | 09 de Janeiro de 2020 as 09h 15min
Fonte: Vitória Lopes – Gazeta digital

Cachorros de porte médio a gigante não poderão circular sem coleira, guia curta de condução e focinheira em locais públicos, de acordo com a lei de autoria do deputado estadual Silvio Fávero (PSL), que passa a valer a partir da última terça-feira (7).
A lei foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (8). Conforme a publicação, os animais de médio porte foram definidos por tamanho de 36 a 49 cm e de 15 a 25 kg, enquanto cães grandes são de 50 a 69 cm e de 25 a 45 kg, e porte gigante acima de 70 cm e de 45 a 60 kg.
O deputado Silvio Fávero foi atacado por um cachorro da raça Border Collie em março do ano passado, enquanto assistia a um torneio de futebol em Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá). O parlamentar foi mordido na altura dos olhos e precisou passar por uma cirurgia de reconstrução da pálpebra.
A lei estadual determina que os proprietários pelos animais sejam inteiramente responsáveis por incidentes causados por eles. Além disso, os condutores devem equipar os cães com os equipamentos de segurança, como a guia curta de 2 metros ou focinheira correspondente à raça do animal.
Em caso de ataques a pessoas ou outros animais, o dono será penalizado com multa no valor de dez Unidades Padrão Fiscal do Estado de Mato Grosso (UPF-MT). Em caso de reincidência, o valor será dobrado.
De acordo com a presidente da Associação Mato-grossense Protetora dos Animais (APAM), Valéria Cerisara, a lei é válida para assegurar, acima de tudo, a segurança de pessoas e de outros animais.
“O foco maior, além do bem estar animal, é o bem das pessoas. Lógico que queremos cuique eles estejam bem cuidados, mas temos que ter esse olhar de proteção em primeiro às pessoas. Embora hoje a maioria desses animais sejam considerados membros da família, mas não deixa de ser um animal”, pontua.
Além disso, a presidente enfatiza a responsabilidade dos donos em cuidar do bicho de estimação, como por exemplo, usar focinheiras adequadas e que não machuquem o pet. “O tutor é que tem que fazer esse olhar e ver o que é adequado pro animal”.
Ainda conforme o texto da lei fica vedado o uso de focinheira a cães-guia e cães de resgate da Polícia Militar, quando em serviço.
Notícias dos Poderes
STF forma maioria para manter prisão de lobista acusado de negociar decisões judiciais
Três ministros da Primeira Turma já votaram contra recurso de Andreson Gonçalves
09 de Maio de 2025 as 07h32Governador determina revisão de consignados de servidores do Estado
Em até 180 dias, os descontos em folha serão revisados pela Seplag e CGE
09 de Maio de 2025 as 07h25Ré por atos de 8 de janeiro, empresária de MT segue com tornozeleira por decisão de ministro do STF
Medida visa acelerar duplicação e cumprir cronograma de entregas no trecho sob concessão
08 de Maio de 2025 as 18h22Cartório precisa de mais 15 funcionários para atender a demanda
Afirmação é do novo tabelião que assume o maior registro de imóveis do Norte de Mato Grosso
08 de Maio de 2025 as 17h26Prefeitura de Sinop passa a ter Cartão Corporativo
Cartão vai cobrir despesas adiantadas de secretários e servidores em viagens e pequenas compras
08 de Maio de 2025 as 15h36Nova Rota retoma terceiro turno de obras na BR-163 com o fim do período chuvoso
Medida visa acelerar duplicação e cumprir cronograma de entregas no trecho sob concessão
08 de Maio de 2025 as 14h56