Negou recurso
Justiça nega retirar tornozeleira de delegado e investigador alvos de operação por cobrança de propina
Ambos foram soltos em maio e desde então, cumprem medidas cautelares
Geral | 15 de Agosto de 2024 as 16h 11min
Fonte: Redação G1

O juiz João Zibordi Lara, da 2ª Vara de Peixoto de Azevedo, negou recurso e manteve o uso de tornozeleira eletrônica imposta ao delegado Geordan Fontenelle e do investigador Marcos Paulo Angeli, alvos da Operação Diaphthora. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (15).
Deflagrada em abril pela Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso, a operação apura um esquema de cobrança de propina na delegacia da cidade.
O delegado e o investigador foram soltos em maio mediante o cumprimento de algumas medidas cautelares, incluindo o uso da tornozeleira.
No recurso, o delegado alegou que cumpre as medidas cautelares de forma “fidedigna” há dois meses e que já pediu a desistência do estágio probatório do cargo em junho, “de sorte que não haveria qualquer necessidade no monitoramento eletrônico”.
Já o investigador alegou que não há mais “proporcionalidade” para a manutenção do monitoramento eletrônico, já entregou suas armas de fogo de uso pessoal na delegacia e possui residência fixa na cidade.
Na decisão, porém, o magistrado afirmou ser “inviável” a revogação da tornozeleira dos acusados para garantir a higidez da persecução criminal judicial. “Por clareza, relembro ainda que, como se sabe, “a mera alegação de que o equipamento de monitoração eletrônica causa transtornos, por estigmatizar a paciente, não justifica a sua retirada, quando devidamente justificada a necessidade da medida”, escreveu.
A operação
De acordo com a Corregedoria-Geral da Polícia Civil, o delegado e o investigador são acusados de solicitar o pagamento de vantagens indevidas para liberação de bens apreendidos; exigiam pagamento de “diárias” para hospedagem de presos no alojamento da delegacia e, ainda, pagamentos mensais sob a condição de decidir sobre procedimentos criminais em trâmite na unidade policial.
Conforme a investigação, o esquema ainda contava com participação de advogados e garimpeiros da região.
Notícias dos Poderes
Seguradora terá que indenizar produtor por perda de safra causada por excesso de chuvas
18 de Setembro de 2025 as 14h02Prefeitura de Sinop lança licitação para obras estruturantes do Parque Jardim Botânico
18 de Setembro de 2025 as 10h24Primeira parceria de negócios da MT CONSTRUIR em Sinop é firmada logo na abertura da feira
18 de Setembro de 2025 as 07h41Homem morre após levar descarga elétrica em Sinop
17 de Setembro de 2025 as 22h07Cervejas brasileiras ficam entre as melhores do mundo em competição internacional; veja quais
O European Beer Star, sediado na Alemanha, é considerado um dos concursos cervejeiros mais prestigiados do mundo
18 de Setembro de 2025 as 07h14SES e TCE reúnem gestores e profissionais de saúde em encontro para debater prevenção ao suicídio
Evento foi realizado nesta quarta-feira (17), com o objetivo de debater melhorias e soluções para a área da saúde mental em Mato Grosso
17 de Setembro de 2025 as 17h22