Desmatamento irregular
Justiça nega prisão de suspeito de desmatamento químico no Pantanal
O fazendeiro Claudecy Oliveira Lemes é suspeito de ter feito desmate químico em 80 mil hectares do Pantanal
Geral | 18 de Abril de 2024 as 15h 56min
Fonte: Metrópoles

A Justiça do Mato Grosso negou na quarta-feira (17/4) a prisão do fazendeiro Claudecy Oliveira Lemes, suspeito de ter feito desmate químico no Pantanal para plantar capim e fazer pasto para gado. O caso foi revelado pelo Fantástico no último domingo (14/4).
Na decisão, o juiz João Francisco Campos escreveu que a aplicação de medidas cautelares, no lugar da prisão do fazendeiro, seria “adequada para atingir os pretensos fins” da investigação. O juiz determinou a suspensão das atividades econômicas nas fazendas de Lemes, proibiu que o fazendeiro tenha contato com testemunhas e que se ausente de Barão de Melgaço (MT), cidade onde mora.
Apesar de ter concordado com a investigação feita pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Mato Grosso, o juiz alegou que “a prisão preventiva é medida de extrema exceção” e não se aplica a este caso.
Claudecy Oliveira Lemes tem 11 fazendas no município de Barão de Melgaço e é suspeito de desmatar parte do Pantanal para plantar capim e fazer pasto para boi. O fazendeiro desmatou, segundo as investigações, 80 mil hectares do Pantanal. A área equivale ao tamanho da cidade de Campinas (SP).
Para conseguir transformar a área em pastagem, o fazendeiro fez despejou herbicidas, ao longo de três anos, com uso de aeronaves, segundo as investigações. As notas fiscais apreendidas pela Polícia Civil revelam que, só com a compra de agrotóxicos, ele gastou R$ 25 milhões. Lemes nega o uso de agrotóxicos.
Notícias dos Poderes
Duas onças travam ''cabo de guerra'' com sucuri em parque do Pantanal
Cena foi registrada pelo fotógrafo Rodrigo Chave
24 de Outubro de 2025 as 16h06''Não sinto meu tórax e não vejo nada'', diz jovem intoxicado em MT
SES-MT aguarda resultados de exames para confirmar se sintomas foram causados por intoxicação por metanol
24 de Outubro de 2025 as 15h34Cachorro sobrevive e é resgatado após acidente que matou casal em Cuiabá
Animal de estimação estava no carro que capotou e atingiu poste.Vítimas foram identificadas como os engenheiros Giovani Curvo e Priscila Furoni
24 de Outubro de 2025 as 15h20Pai tenta socorrer filha que bateu carro contra caixa de abelhas, mas ambos morrem após ataque de enxame no RS
Mulher saiu da pista com o veículo, que capotou e bateu contra a caixa onde estavam os insetos
24 de Outubro de 2025 as 14h47A lição de Sorriso com sua história e cultura
Política pública ancora preservação da memória e fomento da economia criativa
24 de Outubro de 2025 as 10h55Estado decreta ponto facultativo na segunda-feira e servidores terão feriadão de quatro dias
24 de Outubro de 2025 as 07h50Sucuri é filmada de 'barriga cheia' após engolir capivara
Registro foi feito em Mato Grosso do Sul
24 de Outubro de 2025 as 06h10