Vendas de sentenças
Justiça mantém prisão de lobista e afastamento de desembargadores investigados por esquema de vendas de sentenças em Cuiabá
Andreson Gonçalves é suspeito de ser o intermediário no esquema. Os desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho são investigados por receber vantagens financeiras para julgarem recursos conforme os interesses do advogado Zampieri
Geral | 10 de Dezembro de 2024 as 09h 45min
Fonte: Redação G1-MT

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a prisão do lobista e empresário Andreson de Oliveira Gonçalves, alvo da Operação Sisamnes, que investiga um esquema de venda de sentenças, em Cuiabá. A decisão, do ministro Cristiano Zanin, também manteve o afastamento dos desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, que também foram alvos das investigações. O documento foi publicado nessa segunda (9).
O g1 entrou em contato com a defesa do lobista, mas, até a publicação desta reportagem, não obteve retorno. A reportagem tenta contato com a defesa dos desembargadores.
Andreson é suspeito de ser o intermediário no esquema de venda de sentenças. Ele foi preso no dia 26 de novembro. A esposa do empresário, Mirian Ribeiro Gonçalves, também foi alvo de um mandado de busca e apreensão. Em novembro, a defesa dele pediu ao STF para trancar a ação que o investiga, mas o pedido foi negado.
A PF também vasculhou a casa dos desembargadores no mesmo dia em que o lobista foi preso. Em agosto deste ano, mensagens no celular do advogado assassinado, Roberto Zampieri, levaram ao afastamento dos magistrados por suspeita de venda de decisões.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/L/W/F9JSUmRIeYzV68E05yrQ/g1-base-video-12-.jpg)
Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho foram afastados — Foto: Reprodução
Mandados
A Polícia Federal também cumpriu 23 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal, além de medidas cautelares como instalação de monitoramento eletrônico, sequestro, arresto e indisponibilidade de bens e valores dos investigados. Além disso, o escritório de Zampieri foi alvo de um mandado, em Cuiabá.
O esquema envolve advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e magistrados. Também são investigadas negociações sobre o vazamento de informações sigilosas, como detalhes de operações policiais, segundo a polícia.
Investigações
As investigações começaram quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) descobriu que os dois desembargadores mantinham uma amizade com o advogado Roberto Zampieri, morto em dezembro do ano passado, e recebiam vantagens financeiras para julgarem recursos de acordo com os interesses do advogado.
O grupo pedia dinheiro para beneficiar partes de processos judiciais ilegalmente. Em seguida, emitia decisões favoráveis a esses "clientes", ainda conforme investigações.
A Polícia Federal também investiga negociações ligadas ao vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais.
Notícias dos Poderes
Agência de Sinop fatura 6 troféus em prêmio bi-estadual de publicidade
Criarte foi a única empresa de Mato Grosso a vencer em mais de uma categoria
08 de Novembro de 2025 as 15h01Acidente entre carro e carretas deixa um morto e dois feridos
Acidente foi registrado na BR-163 em Lucas do Rio Verde; condutor do utilitário morreu ainda no local
08 de Novembro de 2025 as 14h02Thaciel Camargo defende interiorização e valorização da classe contábil no CRC-MT
08 de Novembro de 2025 as 12h06Batida entre carreta e veículo da Unemat deixa 3 feridos em MT
Vítimas precisaram de atendimento médico
07 de Novembro de 2025 as 18h23Colisão frontal na BR-163 entre Sorriso e Sinop mata motorista
PRF alerta para riscos durante obras de duplicação
07 de Novembro de 2025 as 17h27Sema apreende 47 kg de pescado irregular no primeiro mês do defeso da piracema
A pesca amadora e profissional está proibida em todos os rios do estado desde 1º de outubro e se estenderá até o dia 31 de janeiro do ano que vem
07 de Novembro de 2025 as 17h02Governo sorteia ingressos para corrida da Stock Car
“É Mato Grosso no circuito internacional”, afirma governador. Sorteio foi realizado nesta sexta-feira (7.11), na sede do Ministério Público
07 de Novembro de 2025 as 16h04Saiba como advogada de MT, esposa de lobista, triunfou no STJ
Mulher de pivô do escândalo de sentenças concentra processos no gabinete do ministro Moura Ribeiro
07 de Novembro de 2025 as 15h32