Suposto esquema
Justiça manda soltar Deolane Bezerra e outros investigados em operação contra lavagem de dinheiro e jogos ilegais
Decisão foi tomada na noite desta segunda-feira (23) pelo desembargador Eduardo Guilliod Maranhão
Geral | 23 de Setembro de 2024 as 19h 06min
Fonte: Redação G1

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) ordenou, na noite desta segunda-feira (23), a soltura de suspeitos presos no âmbito da Operação Integration, que apura um suposto esquema de lavagem de dinheiro e jogos ilegais. Entre os beneficiados, estão a influenciadora Deolane Bezerra, a mãe dela, Solange Bezerra, e o dono da Esportes da Sorte, Darwin Henrique da Silva Filho.
A decisão foi publicada pelo desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, relator do caso, que acatou um pedido de habeas corpus feito pela defesa de Darwin Filho, estendendo o relaxamento da prisão aos demais detidos. Mais cedo, o cantor Gusttavo Lima teve a prisão preventiva decretada pela Justiça por suspeita de participação no mesmo esquema. Ele não foi contemplado pelo habeas corpus.
Além de Darwin Henrique da Silva Filho, foram beneficiados com a decisão:
-
Maria Eduarda Quinto Filizola
-
Dayse Henrique Da Silva
-
Marcela Tavares Henrique da Silva
-
Eduardo Pedrosa Campos
-
Maria Aparecida Tavares de Melo)
-
Giorgia Duarte Emerenciano
-
Maria Bernadette Pedrosa Campos
-
Maria Carmen Penna Pedrosa
-
Edson Antonio Lenzi
-
Deolane Bezerra Santos
-
Solange Alves Bezerra
-
Jose André da Rocha Neto
-
Aislla Sabrina Trutta Henriques Rocha
-
Rayssa Ferreira Santana Rocha
-
Ruy Conolly Peixoto
-
Thiago Heitor Presser
O g1 tenta contato com os investigados. Além da soltura, o desembargador determinou que os investigados:
-
não podem mudar de endereço sem prévia autorização judicial;
-
não podem se ausentar da Comarca onde reside, sem prévia autorização judicial;
-
não podem praticar outra infração penal dolosa;
-
devem comparecer em até 24 horas, pessoalmente, no Juízo da 12ª Vara Criminal da Capital, para assinatura de Termo de Compromisso, para tomar ciência de todas as cautelares e informar endereço atualizado.
O magistrado também proibiu os investigados de frequentarem qualquer empresa que esteja relacionada à investigação da Operação Integration ou participar de qualquer tipo de decisão sobre a atividade econômica de qualquer empresa que faça da investigação. Também estão proibidos de fazer publicidade ou citar qualquer plataforma de jogos.
O desembargador Guillod determinou que ficam mantidos os bloqueios de valores e sequestros de bens determinados” a pedido da Polícia Civil, dentro da investigação policial da Operação Integration.
Para embasar a decisão, o desembargador citou a manifestação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que, na sexta-feira (20), decidiu devolver o inquérito à Polícia Civil e pediu a realização de novas diligências no caso. A instituição também recomendou a substituição das prisões preventivas por "outras medidas cautelares".
O juiz justifica que a recomendação de novas diligências pelo Ministério Público indica que ainda não existem elementos para oferecer denúncia ao Judiciário, o que “implicará em constrangimento ilegal no que tange à prisão preventiva dos pacientes”.
“(...) A partir do momento em que o órgão ministerial não se mostra convicto no oferecimento da denúncia, mostram-se frágeis a autoria e a própria materialidade delitiva, situação esta que depõe contra o próprio instituto da prisão preventiva prevista”, diz trecho da decisão.
O magistrado afirma ainda que “a ausência de convicção manifestada pelo requerimento de diligências (...) impõe a revogação das prisões preventivas determinadas”.
Notícias dos Poderes
Adolescente perde parte do intestino após engolir mais de 80 imãs
28 de Outubro de 2025 as 06h07Jovem de 20 anos morre após pular de caminhão descontrolado durante ultrapassagem na BR-174
Lucas Areaba Cespedes Rojas estava como passageiro do veículo que tombou e caiu em um barranco, em Jauru. Motorista se recusou a fazer o teste do bafômetro
27 de Outubro de 2025 as 16h03Mulher leva bebê reborn para consulta médica em UPA de Várzea Grande: 'sintomas de gripe'
Ao constatarem que se tratava de um bebê reborn, a equipe médica informou que não seria possível seguir com o atendimento
27 de Outubro de 2025 as 14h26Idoso de 63 anos é encontrado morto ao lado de moto em lavoura no interior de MT
27 de Outubro de 2025 as 15h15Fábrica na China faz um carro a cada 53 segundos usando IA
Lighthouse Factory, da GAC, foi reconhecida por sustentabilidade e eficiência na produção; 200 mil carros elétricos são feitos por ano no local
27 de Outubro de 2025 as 10h09Empresário do agro pagou R$ 26 milhões para comprar sentença, suspeita PF
João Franciosi, empresário do agro, foi alvo de mandado de busca e apreensão da PF devido a esquema de compra e venda de decisões do TJPI
27 de Outubro de 2025 as 10h00TJMT abre concurso de cartórios com 116 vagas; inscrições começam em janeiro
As inscrições estarão abertas de 14 de janeiro a 13 de fevereiro de 2026, com taxa de R$ 450,00. Candidatos que se enquadrarem nos critérios de isenção poderão solicitá-la entre 25 de novembro e 26 de dezembro de 2025.
27 de Outubro de 2025 as 09h44Jovem morre após ser atingido por tora de madeira em fazenda de MT
Vítima morreu no local
27 de Outubro de 2025 as 08h40