2ª turno
Justiça manda diplomar prefeito eleito, mas mantém investigação de caixa 2
Aliado de Alei foi preso com R$ 300 mil em caminhonete
Geral | 11 de Dezembro de 2024 as 19h 17min
Fonte: FolhaMax

Uma decisão da juíza eleitoral Emanuelle Chiaradia Navarro Mano manteve a diplomação do prefeito eleito de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá), Alei Fernandes (União), marcada para esta sexta-feira (13). A liminar foi pedida pelo candidato derrotado nas urnas, Leandro Damiani (MDB), que alegou um esquema de compra de votos do adversário na cidade.
Para a magistrada, a suspensão da diplomação é uma "afronta à soberania do voto popular". Em sua decisão, a juíza enfatizou que o "perigo de dano" alegado pelo candidato derrotado não se sustenta, já que "a diplomação não impede a continuidade da investigação eleitoral" e a "alteração do resultado das urnas é uma medida de caráter excepcional, adotada apenas em circunstâncias onde haja provas robustas e inequívocas de irregularidades".
"Verifica-se, pois, que a suspensão da diplomação dos requeridos anteciparia indevidamente o mérito da ação, em desacordo com a jurisprudência pacífica do TSE e os princípios do devido processo legal e da soberania popular", argumentou a magistrada. Navarro Mano afirma ainda na decisão que o caso será investigado dentro do prazo processual, sem que nenhum passo seja antecipado.
Isso porque uma liminar neste momento violaria "prematuramente a vontade expressa nas urnas. Tal concessão representaria uma inversão indevida do processo legal e uma afronta à soberania do voto popular". Damiani acusa o prefeito eleito e seu vice, Acácio Ambrosini (União), de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio após um aliado deles ser preso com R$ 300 mil em dinheiro vivo numa caminhonete as vésperas da eleição.
Em seu pedido de contestação apresentado à Justiça Eleitoral, representado pelo advogado Rodrigo Cyrineu, Alei enfatizou que a suspensão da diplomação "resultaria na privação dos direitos políticos dos eleitos sem uma decisão judicial definitiva" e que, mesmo após absolvição, "o dano já estará consumado, pois a diplomação, etapa essencial para a consolidação do resultado eleitoral, não pode ser repetida".
Notícias dos Poderes
Semana tem alerta de tempestades e mínima chega a 19ºC em Mato Grosso
20 de Outubro de 2025 as 15h08Jovem internado no HMC por suspeita de intoxicação com metanol corre risco de ficar cego
Paciente passou por avaliação oftalmológica que identificou neurite óptica bilateral, ou seja, inflamação que causa dor nos olhos e pode ocorrer perda da visão.
20 de Outubro de 2025 as 14h56PF aponta 41 vínculos de empresário e rede para manipular ações
Grupo é suspeito de usar a Fource como fachada para burlar credores e interferir em decisões do STJ
20 de Outubro de 2025 as 14h46Sucuri se enrola no focinho de onça durante ataque no Pantanal
Fotógrafo capturou o momento em que a onça Amber vence a disputa contra a cobra em meio à vegetação alagada
20 de Outubro de 2025 as 10h37Jovem morre afogado ao tentar atravessar rio
Vítima deixa esposa grávida.
20 de Outubro de 2025 as 10h28Ônibus é destruído por incêndio na MT-270
Os bombeiros conseguiram conter as chamas e realizar o rescaldo, garantindo que não houvesse reignição
20 de Outubro de 2025 as 10h25Incêndio atinge caminhonete em garagem e mobiliza bombeiros
Veículo ficou parcialmente destruído
20 de Outubro de 2025 as 10h23Homens são arremessados para fora de carro em grave acidente
Veículo capotou após condutor perder o controle
20 de Outubro de 2025 as 10h19