Covid-19
Justiça autoriza comércio de Sinop a abrir em qualquer horário
Para magistrado, toque de recolher é ineficaz, a menos que dure 15 dias
Geral | 12 de Maio de 2021 as 12h 07min
Fonte: Jamerson Miléski

O presidente da CDL Sinop, Marcos Alves, conseguiu uma importante vitória para o comércio local que desejava operar durante a pandemia sem restrição de horário. Através de uma ação montada pelo advogado Flávio Masiero, o presidente da CDL conseguiu obter uma liminar na justiça para suspender o chamado “toque de recolher”, imposto por decreto municipal, como forma de diminuir o fluxo de pessoas após determinado horário.
O pedido foi julgado pelo juiz da 5ª vara da Comarca de Sinop, Mirko Giannotte. O magistrado concordou com o argumento apresentado pelo presidente da CDL, de que o simples fechamento do comércio após determinado horário não possui efeito prático no combate à pandemia.
Para Mirko, o toque de recolher e a obrigação de fechar os comércios em determinada hora, privam as pessoas físicas e jurídicas de exercerem livremente suas atividades, afetando diretamente a economia do país. “Por oportuno, entendo que não adianta fechar o comércio em determinada hora, porque o ciclo do vírus é de 14 dias, desse modo o vírus estará sempre em circulação, podendo as restrições diminuírem o contágio, mas não resolverão o problema. A impressão é que o vírus somente circula após o toque de recolher!”, descreveu o magistrado em sua decisão.
O juiz ainda dedicou parte da sua decisão liminar para “traduzir” seu entendimento sobre o caso. “Afastando-me do ‘juridiquês’, para que toda população brasileira possa compreender a situação, até o ribeirinho pantaneiro mais humilde sabe que para matar os mosquitos de um cômodo da casa, para não sofrer com eles a noite, tem que se quebrar o ciclo e, o ciclo, é passar o inseticida dentro do cômodo, com as portas e janelas fechadas. Não adianta se passar o inseticida com as portas e janelas abertas, porque o ciclo é de 24 horas. A situação pandêmica é a mesma, pois não adianta se fechar o comércio em determinada hora e abrir em outra, porque sempre terá alguém em circulação, pode-se diminuir, mas não se resolve. Melhor seria ter o impacto de uma vez só de fechar 15, 16 dias, uma verdadeira quarentena intensa, sem circulação alguma, uma verdadeira cidade fantasma, para que o ciclo do vírus seja quebrado”, relatou.
Mirko também vinculou à decisão liminar a obrigatoriedade o município fornecer nos próximos 16 dias os boletins epidemiológicos ao poder judiciário. Dessa forma poderá se avaliar, através do aumento ou diminuição dos casos, os efeitos colaterais.
O presidente da CDL comemorou a vitória na justiça, mas reforçou que isso não deve ser encarado como uma negação à violência dessa pandemia. “É uma decisão importante para o comércio de Sinop, para quem acredita que podemos aliar as medidas de saúde com a manutenção da atividade econômica, salvando vidas do vírus e também da miséria. O que buscamos na justiça jamais deve ser confundido com uma postura leviana frente a doença. O Covid-19 levou pessoas muito próximas a mim e desestruturou muitas famílias. Precisamos continuar levando a pandemia a sério, aumentar os esforços para vacinar a população e, ao mesmo tempo, salvar o máximo de empregos”, pontuou o presidente da CDL.
A decisão liminar suspende os efeitos dos decretos municipais nº 102/2021, n° 110/2021 e n° 132/2021, até a decisão do mérito.
Notícias dos Poderes
Governador nomeia Ricardo Almeida como novo desembargador
03 de Novembro de 2025 as 20h00Governo de MT abre inscrições para sorteio de 25 mil ingressos para corrida da Stock Car
Inscrições ficarão abertas das 0h de terça-feira (4.11) até às 23h59 de quarta-feira (5) e o sorteio está previsto para as 10 horas de sexta-feira (7)
03 de Novembro de 2025 as 19h57Produto da agricultura familiar de Sinop será destaque na COP 30
03 de Novembro de 2025 as 17h28MPE pede demolição de condomínio em Cuiabá e cobra R$ 5 milhões
Promotora citou em ação poluição da água, risco a 200 mil pessoas e falta de licenças para construção
03 de Novembro de 2025 as 16h16Parceria entre CDL e PM promete dobrar o número de câmeras de monitoramento em Sinop
03 de Novembro de 2025 as 15h54TCE-MT dá 90 dias para SES-MT apresentar plano de substituição de servidores temporários
Durante julgamento das contas de 2023 da SES-MT, foram recomendadas medidas estruturais para aprimorar a administração
03 de Novembro de 2025 as 14h52Previsão alerta para chuvas intensas com queda de granizo em MT
03 de Novembro de 2025 as 10h54TJ define hoje lista tríplice para vaga do Quinto da OAB-MT
Vaga foi aberta após a aposentadoria de Luiz Ferreira da Silva; escolha final é de Mauro Mendes
03 de Novembro de 2025 as 10h51