Substituição no TJ
Juízes são convocados para assumir vagas de desembargadores afastados
Sebastião Filho e João Ferreira Filho foram afastados no início de agosto por suposto envolvimento em venda de sentenças
Geral | 27 de Agosto de 2024 as 20h 24min
Fonte: Única News

A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino, determinou que os juízes de primeiro grau, Márcio Aparecido Guedes e Tatiane Colombo, substituam os desembargadores João Ferreira Filho e Sebastião Moraes Filho, afastados em 1º de agosto deste ano, por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Os magistrados são investigados por envolvimento em um suposto esquema de venda de sentenças que, segundo a CNJ, era 'orquestrado' pelo advogado Roberto Zampieri (56), morto a tiros em dezembro do ano passado.
A portaria revoga uma decisão promulgada no dia 5 de agosto deste ano pela própria presidente da Corte Estadual, que determinou que as desembargadoras Maria Helena Gargaglione Póvoas e Nilza Maria Pôssas de Carvalho substituíssem os colegas na Câmara de Direito Privado do TJ.
A mudança ocorre em obediência a uma resolução do CNJ, que determina que as substituições de desembargadores afastados dos Tribunais de Justiça devem ser feitas por juízes de primeiro grau.
Diante da decisão, Márcio Guedes será desvinculado da 2ª Vara da Fazenda Pública de Cuiabá, da qual é titular, para assumir a 1ª Câmara de Direito Privado do TJ, além da 1ª Turma de Câmaras Cíveis Reunidas de Direito Privado e a Seção de Direito Privado da Corte.
Já a juíza Tatiane Colombo deixará a titularidade do 8º Juizado Especial Cível de Cuiabá para atuar na 2ª Câmara de Direito Privado, na 1ª Turma de Câmaras Cíveis Reunidas e Seção de Direito Privado.
O AFASTAMENTO
O Corregedor Nacional, ministro Luis Felipe Salomão, determinou o afastamento cautelar e imediato de Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho das funções no TJ e a instauração de reclamações disciplinares contra os dois magistrados, além da quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e de servidores da Corte, referente aos últimos cinco anos.
Há indícios de que os magistrados mantinham amizade íntima com o falecido advogado Roberto Zampieri – o que os tornaria suspeitos para decidir processos patrocinados pelo referido causídico – e recebiam vantagens financeiras indevidas e presentes de alto valor para julgar recursos de acordo com os interesses de Zampieri.
“As investigações acenam para um cenário de graves faltas funcionais e indícios de recebimento de vantagens indevidas”, afirma o Corregedor Nacional de Justiça em sua decisão, e requisita das autoridades fiscais e monetárias documentos, sigilosos ou não, imprescindíveis ao esclarecimento dos processos.
A Corregedoria Nacional aponta ainda que, “em paralelo com a incomum proximidade entre os magistrados e o falecido Roberto Zampieri”, os autos sugerem, “efetivamente, a existência de um esquema organizado de venda de decisões judiciais, seja em processos formalmente patrocinados por Zampieri, seja em processos em que o referido causídico não atuou com instrumento constituído, mas apenas como uma espécie de lobista no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso”.
Notícias dos Poderes
Ação contra policiais envolvidos na morte do advogado Renato Nery é enviada à Justiça Militar
13 de Junho de 2025 as 18h57Brasil torna plataformas responsáveis por conteúdos ilegais, decide STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu que empresas como Meta, X e Google poderão ser responsabilizadas por publicações ilegais de usuários.
13 de Junho de 2025 as 15h58Nova Rota desvia fluxo de veículos da BR-163 para construção de dois viadutos em Sinop
Mudança no tráfego inicia nesta sexta-feira (13.06), às 10h, somente no sentido Pará/Sorriso
12 de Junho de 2025 as 19h332 empresários de Sinop são presos em flagrante por furto e fraude energia elétrica
Politec constatou os crimes em um mercado e escola técnica após pericia oficial.
12 de Junho de 2025 as 17h40Senador Jayme Campos bate de frente com a Azul: 'Monopólio já é caro e vai ficar inacessível'
Senador Jayme Campos denuncia
12 de Junho de 2025 as 16h19Projeto 'Independência sobre Rodas' leva autonomia a pessoas com deficiência por meio de bicicletas adaptadas
12 de Junho de 2025 as 15h20Sérgio Ricardo faz alerta ao Governo do Estado e pede suspensão de repasses a empresas ausentes em mesa técnica
Nesta quinta-feira (12), o TCE-MT realizou a 3ª reunião da mesa técnica para debater empréstimos consignados do estado
12 de Junho de 2025 as 15h07Moradores de Tangará da Serra e Itanhangá ganham prêmio de R$ 100 mil no Nota MT
Sorteio distribui, todos os meses, R$ 900 mil em prêmios a mais de mil consumidores
12 de Junho de 2025 as 15h01