Congresso Nacional
Juiz Yale Sabo Mendes alerta para cooperação entre instituições no debate agroambiental
Para o magistrado, que também é engenheiro agrônomo de formação e especialista em solos, todas as instituições devem se unir no debate sobre o sistema agroambiental
Geral | 23 de Maio de 2023 as 19h 00min
Fonte: Redação

O juiz titular da 7ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Yale Sabo Mendes, participou do painel Produção Sustentável: Agricultura Familiar e Segurança Alimentar no Brasil: Desafios e Oportunidades, como parte do II Congresso Nacional dos Tribunais de Contas, nesta terça-feira (23), em Cuiabá.
Para o magistrado, que também é engenheiro agrônomo de formação e especialista em solos, todas as instituições devem se unir no debate sobre o sistema agroambiental. “Hoje, no Brasil, a agricultura familiar representa mais de 80% da produção e às vezes não temos noção da importância disso, porque vivemos em um estado onde os números são grandiosos. Acredito que o Judiciário e todas as instituições precisam se engajar nesta questão.”
Juiz Yale Sabo Mendes. Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Durante o painel, o juiz ainda lembrou que Mato Grosso é exemplo em agricultura sustentável. Além disso, foram abordadas as políticas públicas necessárias para promover a agricultura familiar e garantir a segurança alimentar no país, bem como as estratégias para aumentar a produtividade e a renda dos pequenos produtores.
Outro ponto discutido entre os debatedores do evento foram os desafios do agronegócio empresarial diante dos desafios da eficiência com a sustentabilidade ambiental.
“Um dos maiores desafios tem sido o acesso a investimentos, a dificuldade de acesso ao crédito e, mais importante ainda, barreiras econômicas internacionais, como as impostas pela União Europeia recentemente”, disse o gestor jurídico da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato-MT), Rodrigo Bressane.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato-MT), Vilmondes Sebastião Tomain e o superintendente de Meio Ambiente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nabil Moura Kadri, também participaram do painel.
O encontro, que reúne pesquisadores e autoridades em nove painéis e quatro palestras nesta segunda e terça-feira, é realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) e está sendo transmitido ao vivo pela TV Contas (Canal 30.2) e pelo Canal do TCE-MT no YouTube.
Notícias dos Poderes
Sinop: Colisão entre carros deixa homem morto na avenida das Itaubas
Vítima morreu no local do acidente
10 de Dezembro de 2023 as 16h03Motociclista morre após colisão frontal com carreta na BR-163 em Sinop
Vítima morreu no local
10 de Dezembro de 2023 as 06h32Sinop: Tora de madeira descarrilha e atinge perna de trabalhador
Vítima foi socorrida inconsciente
09 de Dezembro de 2023 as 19h35MPE-MT compra 2 blindados por quase R$ 1 mi
Veículos ficarão a disposição de procuradores e promotores de Justiça
09 de Dezembro de 2023 as 13h02Dois morrem após caminhonete colidir em árvore na MT-423 entre Sinop e Cláudia
Vítimas ficaram presas às ferragens
09 de Dezembro de 2023 as 12h26Motoristas das categorias C, D e E com exame toxicológico vencido têm até o dia 28 para regularização
A renovação do exame é obrigatória a cada dois anos e seis meses
08 de Dezembro de 2023 as 15h32PIX automático e gratuito estará disponível em outubro de 2024
Ferramenta permitirá pagamentos recorrentes e até mesadas
08 de Dezembro de 2023 as 12h09Provas do processo seletivo da Educação serão neste domingo (10)
Os candidatos deverão ficar atentos quanto ao horário do fechamento dos portões, que ocorrerá pontualmente às 7h45
08 de Dezembro de 2023 as 11h48