Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Domingo 10 de Dezembro de 2023

Menu

Congresso Nacional

Juiz Yale Sabo Mendes alerta para cooperação entre instituições no debate agroambiental

Para o magistrado, que também é engenheiro agrônomo de formação e especialista em solos, todas as instituições devem se unir no debate sobre o sistema agroambiental

Geral | 23 de Maio de 2023 as 19h 00min
Fonte: Redação

Foto: Divulgação

O juiz titular da 7ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Yale Sabo Mendes, participou do painel Produção Sustentável: Agricultura Familiar e Segurança Alimentar no Brasil: Desafios e Oportunidades, como parte do II Congresso Nacional dos Tribunais de Contas, nesta terça-feira (23), em Cuiabá.

Para o magistrado, que também é engenheiro agrônomo de formação e especialista em solos, todas as instituições devem se unir no debate sobre o sistema agroambiental. “Hoje, no Brasil, a agricultura familiar representa mais de 80% da produção e às vezes não temos noção da importância disso, porque vivemos em um estado onde os números são grandiosos. Acredito que o Judiciário e todas as instituições precisam se engajar nesta questão.”

Thiago Bergamasco/TCE-MT

Juiz Yale Sabo Mendes. Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Durante o painel, o juiz ainda lembrou que Mato Grosso é exemplo em agricultura sustentável. Além disso, foram abordadas as políticas públicas necessárias para promover a agricultura familiar e garantir a segurança alimentar no país, bem como as estratégias para aumentar a produtividade e a renda dos pequenos produtores.

Outro ponto discutido entre os debatedores do evento foram os desafios do agronegócio empresarial diante dos desafios da eficiência com a sustentabilidade ambiental.

“Um dos maiores desafios tem sido o acesso a investimentos, a dificuldade de acesso ao crédito e, mais importante ainda, barreiras econômicas internacionais, como as impostas pela União Europeia recentemente”, disse o gestor jurídico da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato-MT), Rodrigo Bressane.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato-MT), Vilmondes Sebastião Tomain e o superintendente de Meio Ambiente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nabil Moura Kadri, também participaram do painel.

O encontro, que reúne pesquisadores e autoridades em nove painéis e quatro palestras nesta segunda e terça-feira, é realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) e está sendo transmitido ao vivo pela TV Contas (Canal 30.2) e pelo Canal do TCE-MT no YouTube.