PMs e Bombeiros
Juiz determina perícia contábil para investigar contas de associação
A ação acusa questiona a transparência da gestão; entidade se defende, mas terá que disponibilizar material para análise judicial
Geral | 25 de Agosto de 2025 as 07h 15min
Fonte: Mídia News

A Justiça determinou a realização de perícia contábil para investigar possíveis irregularidades na aprovação das contas de 2023 da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso.
A decisão é do juiz Yale Sabo Mendes, da 7ª Vara Cível da Comarca de Cuiabá, que nomeou a empresa Noctua Peritas Ltda para confeccionar o laudo e determinou que a associação forneça todos os documentos contábeis referentes a 2023 em até 15 dias
O processo de nº 1010456-12.2025.8.11.0041, é uma “ação declaratória de nulidade de assembleia geral extraordinária com pedido de tutela de urgência", movida por André Luiz Santos e Marlon Jackson Gonçalves contra a associação.
Os autores alegam que uma assembleia realizada em 31 de dezembro de 2024 violou o estatuto da associação, especificamente em relação ao prazo de convocação e pedem a anulação da deliberação que aprovou as contas de 2023.
A Justiça já havia concedido parcialmente a tutela de urgência suspendendo os efeitos da assembleia até que a associação comprovasse a elaboração, discussão e homologação das contas de 2023.
A associação, por sua vez, defendeu a legalidade da assembleia e alegou que uma nova foi realizada em 18 de junho de 2025, e que teria “de forma legítima e transparente, ratificado a aprovação das contas de 2023”.
Os autores refutaram o argumento da defesa alegando que os documentos entregues seriam “inconsistentes” e, ainda, que a assembleia deste ano “ocorreu de forma açodada e com pauta genérica, configurando tentativa de convalidação artificial da assembleia anteriorl”, diz trecho do documento.
O juiz rejeitou o argumento da associação e explicou que o objeto do processo é justamente a validade da primeira assembleia e que os autores também contestaram a validade da segunda assembleia.
“O objeto da lide é a verificação da regularidade da assembleia de 31/12/2024 e da aprovação das contas do exercício de 2023. A eventual realização de assembleia posterior não suprime o interesse processual dos autores, pois se discute, justamente, a validade dos atos deliberativos, tanto da reunião originária quanto da posterior, supostamente convocada para ratificação”, diz trecho da decisão.
No mínimo, segundo o magistrado, a associação deve entregar: Livros contábeis (diário, razão e caixa), extratos bancários de todas as contas da associação, notas fiscais, recibos, comprovantes de pagamento, balancetes mensais, relatório anual, atas de assembleias e comunicações ao Conselho Fiscal.
Notícias dos Poderes
Motociclista fica gravemente ferido após colisão frontal com carro
Criança que estava na garupa da moto saiu ilesa
12 de Outubro de 2025 as 21h16Criança é flagrada em sacada de prédio e gera alerta sobre risco iminente de queda em Nova Mutum
Morador denuncia situação recorrente de perigo em prédio residencial no Jardim Bela Vista
12 de Outubro de 2025 as 21h13Idoso que colhia cogumelos é atacado por urso e acaba decapitado
Ataque ocorreu em floresta no Japão; número de mortes ligadas a ursos dispara no país
12 de Outubro de 2025 as 20h23Dupla de amigos morre após raio atingir barco de pescaria no Tocantins
13 de Outubro de 2025 as 06h49Família com três crianças é resgatada após orcas afundarem veleiro no litoral de Portugal
Ataques do tipo estão ficando cada vez mais frequentes na costa portuguesa
12 de Outubro de 2025 as 16h41PF investiga negócios de R$ 34 milhões entre lobista de MT e gigante das carnes
Esposa de lobista atuou em ações da JBS
11 de Outubro de 2025 as 16h10Pupy, elefanta resgatada na Argentina, morre após cinco meses no santuário de MT
Santuário informa que necropsia será realizada para identificar as causas da morte
11 de Outubro de 2025 as 15h55Grupo suspeito montou fraudes em RJ’s do agronegócio, diz PF
Relatório: processos fraudulentos de falência e recuperações eram exitosos por meio da corrupção
11 de Outubro de 2025 as 15h51