Em investigação
Juiz de MT é investigado por soltar suspeitos de tráfico de drogas por 'serem pobres e não terem intenção de ser criminosos'
Homens foram presos em flagrante com aproximadamente 309 tabletes de pasta base e cloridrato de cocaína, e 60 peças de maconha
Geral | 12 de Abril de 2024 as 11h 52min
Fonte: Redação G1-MT

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu uma investigação contra o juiz federal Guilherme Michellazzo Bueno, que soltou dois suspeitos presos com 420 kg de drogas, durante o plantão judiciário na 1ª Vara Federal Cível e Criminal de Cáceres no último domingo (7), alegando que os homens "eram pobres e não tinham intenção de serem criminosos". O pedido foi assinado pelo corregedor Luís Felipe Salomão, nessa quinta-feira (11).
Conforme o CNJ, o juiz terá 15 dias para apresentar defesa. Após a instrução do processo, o corregedor apresentará um relatório com sugestão de punição caso seja constatada alguma violação da Lei Orgânica da Magistratura ou dos regulamentos do CNJ.
“É necessário investigar, na esfera administrativa, se houve alguma irregularidade na atuação do juiz federal, especialmente no que diz respeito ao cumprimento da Constituição Federal, da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) e das normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça, especialmente no que se refere ao plantão e ao princípio do juiz natural”, disse o corregedor.
Entenda o caso
Os suspeitos foram presos no sábado (6), e liberados um dia depois. De acordo com o documento assinado pelo juiz, eles foram soltos, porque "nasceram em Mato Grosso e são moradores de zona rural". Além disso, o magistrado levou em consideração o fato dos investigados "não terem intenção de serem criminosos".
“O fato de serem naturais de Mato Grosso é um elemento favorável à liberdade dos nacionais, já que indicam não terem intenção de serem criminosos, mas quiseram aproveitar oportunidade de dinheiro fácil, já que, ao que tudo indica, são pobres e residem na fronteira com o maior produtor de uma das drogas recreativas mais usadas no mundo, a cocaína”, diz trecho da decisão.
Já na segunda (8), o juiz Francisco Antonio de Moura Junior decretou prisão preventiva e os criminosos foram recapturados e encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Cáceres, que informou que os homens têm antecedentes criminais por tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas, lesão corporal e homicídio.
Os suspeitos, que foram presos em flagrante com aproximadamente 309 tabletes de pasta base e cloridrato de cocaína, e 60 peças de maconha, estavam escondidos dentro de uma caminhonete branca, na MT-265.
Notícias dos Poderes
Jovem com suspeita de ingerir bebida com metanol vai para UTI
Ele foi transferido para o Pronto Socorro de Cuiabá devido ao seu estado de saúde
18 de Outubro de 2025 as 18h00Ônibus tomba na BR-423, no Agreste de Pernambuco, e deixa ao menos 16 mortos
18 de Outubro de 2025 as 13h01Adolescente de 15 anos morre em acidente com scooter elétrica
A colisão entre a motocicleta e uma caminhonete aconteceu na manhã de quinta-feira
17 de Outubro de 2025 as 20h10Servidores ativos de MT têm até 30 de novembro para realizar recadastramento obrigatório de 2025
Procedimento deve ser feito online pelos portais de Recadastramento ou do Servidor
17 de Outubro de 2025 as 17h22Raio provoca incêndio e destrói 400 fardos de algodão em fazenda de MT
Além dos bombeiros, cerca de 50 funcionários da fazenda ajudaram no controle das chamas usando maquinários agrícolas.
17 de Outubro de 2025 as 16h09Incêndio de grandes proporções atinge barracão e residência em Sinop
17 de Outubro de 2025 as 15h48PF encontra mensagem sobre suposto repasse à filha de ministro
Investigação cita Andreson Gonçalves, Roberto Zampieri e empresário Haroldo Gonçalves, da Fource
17 de Outubro de 2025 as 14h16