Em investigação
Juiz de MT é investigado por soltar suspeitos de tráfico de drogas por 'serem pobres e não terem intenção de ser criminosos'
Homens foram presos em flagrante com aproximadamente 309 tabletes de pasta base e cloridrato de cocaína, e 60 peças de maconha
Geral | 12 de Abril de 2024 as 11h 52min
Fonte: Redação G1-MT

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu uma investigação contra o juiz federal Guilherme Michellazzo Bueno, que soltou dois suspeitos presos com 420 kg de drogas, durante o plantão judiciário na 1ª Vara Federal Cível e Criminal de Cáceres no último domingo (7), alegando que os homens "eram pobres e não tinham intenção de serem criminosos". O pedido foi assinado pelo corregedor Luís Felipe Salomão, nessa quinta-feira (11).
Conforme o CNJ, o juiz terá 15 dias para apresentar defesa. Após a instrução do processo, o corregedor apresentará um relatório com sugestão de punição caso seja constatada alguma violação da Lei Orgânica da Magistratura ou dos regulamentos do CNJ.
“É necessário investigar, na esfera administrativa, se houve alguma irregularidade na atuação do juiz federal, especialmente no que diz respeito ao cumprimento da Constituição Federal, da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) e das normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça, especialmente no que se refere ao plantão e ao princípio do juiz natural”, disse o corregedor.
Entenda o caso
Os suspeitos foram presos no sábado (6), e liberados um dia depois. De acordo com o documento assinado pelo juiz, eles foram soltos, porque "nasceram em Mato Grosso e são moradores de zona rural". Além disso, o magistrado levou em consideração o fato dos investigados "não terem intenção de serem criminosos".
“O fato de serem naturais de Mato Grosso é um elemento favorável à liberdade dos nacionais, já que indicam não terem intenção de serem criminosos, mas quiseram aproveitar oportunidade de dinheiro fácil, já que, ao que tudo indica, são pobres e residem na fronteira com o maior produtor de uma das drogas recreativas mais usadas no mundo, a cocaína”, diz trecho da decisão.
Já na segunda (8), o juiz Francisco Antonio de Moura Junior decretou prisão preventiva e os criminosos foram recapturados e encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Cáceres, que informou que os homens têm antecedentes criminais por tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas, lesão corporal e homicídio.
Os suspeitos, que foram presos em flagrante com aproximadamente 309 tabletes de pasta base e cloridrato de cocaína, e 60 peças de maconha, estavam escondidos dentro de uma caminhonete branca, na MT-265.
Notícias dos Poderes
Avião agrícola despenca em lavoura, mas piloto sai andando e recusa socorro em MT
Queda do Air Tractor 602 mobilizou Corpo de Bombeiro
18 de Novembro de 2025 as 15h25Lula homologa demarcação de terras indígenas e delimita áreas ocupadas por fazendas em MT
Decretos garantem a posse permanente dos povos indígenas Parecis, Irantxe-Manoki e Paresí, respectivamente, em áreas que somam mais de 250 mil hectares.
18 de Novembro de 2025 as 15h12Edição da feira é lançada apresentando novo formato do evento
18 de Novembro de 2025 as 15h09INSS tem 763 mil empréstimos consignados ativos em nome de menores; dívidas somam R$ 12 bilhões
Contratos foram autorizados antes da revogação da regra e atingem até crianças de 11 anos; novo presidente promete revisão.
17 de Novembro de 2025 as 19h47Idoso é atacado por Pitbulls no meio da rua em MT
Moradores tentaram socorrer a vítima
17 de Novembro de 2025 as 17h25Ventos de até 100 km/h e granizo: Inmet emite alertas para várias regiões de MT
O órgão alerta para riscos de quedas de energia, árvores arrancadas, alagamentos, danos em lavouras e impactos diretos na mobilidade urbana, cenário típico quando grande volume de chuva se combina com ventos fortes em curto intervalo.
17 de Novembro de 2025 as 16h04PF patina para desvendar códigos de lobistas dos tribunais
Mensagens cifradas de supostos mercadores de sentenças faziam menções a profissões genéricas
17 de Novembro de 2025 as 15h38