Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 05 de Novembro de 2024

Menu

Desmatador químico

Juiz autoriza venda de gado de fazendeiro que desmatou o Pantanal

Geral | 20 de Agosto de 2024 as 11h 09min
Fonte: Redação MTNotícias

Foto: Divulgação

O juiz do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo), João Francisco Campos de Almeida, autorizou o manejo de 15 mil cabeças de gado pertencentes ao pecuarista Claudecy Oliveira Lemes, acusado de desmatar quimicamente 80 mil hectares do Pantanal. A decisão também inclui a venda de mil animais para cobrir despesas operacionais relacionadas ao processo.

Claudecy Oliveira Lemes está sob investigação após ser acusado de utilizar agrotóxicos de maneira irregular para desmatar áreas de preservação permanente em suas propriedades localizadas no Pantanal de Mato Grosso. As ações do pecuarista resultaram na devastação de uma vasta extensão de vegetação nativa, afetando o equilíbrio ecológico da região.

O magistrado determinou ainda o bloqueio de 60 mil cabeças de gado do pecuarista como parte do processo judicial. Essa medida é uma resposta ao pedido do Governo do Estado, que busca a reparação de R$ 2,8 bilhões em função dos danos ambientais causados.

As investigações apontam que o desmatamento químico foi realizado de forma sistemática, resultando na morte de espécies arbóreas e na degradação de áreas protegidas. As ações reiteradas de uso ilegal de agrotóxicos levantam preocupações quanto ao impacto irreversível na biodiversidade do Pantanal, uma das mais importantes áreas de preservação do país.