Desmatador químico
Juiz autoriza venda de gado de fazendeiro que desmatou o Pantanal
Geral | 20 de Agosto de 2024 as 11h 09min
Fonte: Redação MTNotícias

O juiz do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo), João Francisco Campos de Almeida, autorizou o manejo de 15 mil cabeças de gado pertencentes ao pecuarista Claudecy Oliveira Lemes, acusado de desmatar quimicamente 80 mil hectares do Pantanal. A decisão também inclui a venda de mil animais para cobrir despesas operacionais relacionadas ao processo.
Claudecy Oliveira Lemes está sob investigação após ser acusado de utilizar agrotóxicos de maneira irregular para desmatar áreas de preservação permanente em suas propriedades localizadas no Pantanal de Mato Grosso. As ações do pecuarista resultaram na devastação de uma vasta extensão de vegetação nativa, afetando o equilíbrio ecológico da região.
O magistrado determinou ainda o bloqueio de 60 mil cabeças de gado do pecuarista como parte do processo judicial. Essa medida é uma resposta ao pedido do Governo do Estado, que busca a reparação de R$ 2,8 bilhões em função dos danos ambientais causados.
As investigações apontam que o desmatamento químico foi realizado de forma sistemática, resultando na morte de espécies arbóreas e na degradação de áreas protegidas. As ações reiteradas de uso ilegal de agrotóxicos levantam preocupações quanto ao impacto irreversível na biodiversidade do Pantanal, uma das mais importantes áreas de preservação do país.
Notícias dos Poderes
EXPONORTE 2026 promete dez dias de shows, rodeio e atrações para toda a família em Sinop
16 de Maio de 2026 as 13h13Apams realiza feira de adoção neste sábado(16) para liberar espaço no abrigo
15 de Maio de 2026 as 18h02Ypê suspende pagamento a clientes após decisão da Anvisa
Em entrevista ao g1, Sergio Pompilio, diretor-executivo jurídico e corporativo da Ypê, afirmou que a decisão da Anvisa desta sexta-feira (15) não prevê obrigação de ressarcimento por parte da empresa. Recolhimento de produtos foi suspenso pela agê
15 de Maio de 2026 as 17h45Aegea se movimenta para comprar a Copasa
Empresa que detém concessão em Sinop mira expansão para Minas Gerais
15 de Maio de 2026 as 17h11Agência do Petróleo autoriza operação de usina de Sinop
Planta da Evermat vai produzir mais de um milhão de litros de etanol por dia
15 de Maio de 2026 as 16h54Menina de 8 anos é atacada por onça-parda na Chapada dos Veadeiros
O animal atacou o rosto da criança e fugiu para a mata; vítima foi socorrida e encaminhada para uma unidade de saúde
15 de Maio de 2026 as 16h45Empresa vai instalar 13 torres de telefonia ao longo da BR-163
Winity obtém permissão para instalar infraestrutura de telecom na faixa de domínio da rodovia
15 de Maio de 2026 as 16h17Implantação de nova passarela altera o tráfego da BR-163 em Sinop no domingo (17)
Alteração ocorrerá no km 836 da BR-163, entre 7h e 12h
15 de Maio de 2026 as 15h19