Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Segunda Feira 15 de Julho de 2024

Menu

Xadrez

Jovem sinopense de 13 anos conquista medalha de bronze nos Jogos Escolares Brasileiros

Mesmo com 13 anos o jovem competiu na categoria sub-18

Geral | 27 de Maio de 2024 as 07h 24min
Fonte: João Silvestri Klein

Foto: Divulgação

Os jogos Escolares Brasileiros (JEBs) aconteceram em Aracaju no Sergipe e foi palco de grandes conquistas e muito talento. O JEBs é a principal competição esportiva para estudantes de todo o país. Entre os dias 18 e 25 de maio, 1.802 jovens atletas de 13 a 18 anos, representando 26 federações, competiram em diversas modalidades, incluindo atletismo, karatê, tênis de mesa, xadrez e wrestling. O evento também contou com a participação de 279 professores que acompanharam e orientaram suas equipes.

Os JEBs Sub-18 deste ano servem como fase classificatória para a formação da equipe brasileira que participará da ISF Gymnasiade 2024, a ser realizada no Bahrain em outubro. As competições em outras modalidades ocorrerão em Maceió, Alagoas, e Palmas, Tocantins.

A delegação de Mato Grosso se destacou no xadrez, com uma equipe composta por Olavo Tadeu Carvalho Oliveira de Sinop, Lucas Ribeiro Alves e Maria Fernanda Brito Figueiredo, ambos de Cuiabá, e Leiticia Maciel Da Silva de Várzea Grande. A equipe foi liderada pelo professor Juan Maro Kersul de Carvalho, técnico estadual da modalidade.

Um dos destaques do evento foi o Sinopense Olavo Tadeu Carvalho Oliveira, aluno do 8º ano do Colégio CAD, que com apenas 13 anos, competiu na categoria sub-18 e, junto com seu colega de equipe Lucas Ribeiro Alves, conquistou o 3º lugar na competição por equipes no ritmo Blitz.

A participação no JEBs não apenas ressalta a excelência esportiva dos jovens, mas também enfatiza o desenvolvimento integral proporcionado pelo esporte escolar, alinhado às 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essas competências incluem habilidades motoras, compreensão dos princípios e regramentos esportivos, promoção da saúde e bem-estar, e respeito à diversidade.

Os Jogos Escolares Brasileiros continuam a ser uma vitrine para os talentos emergentes do esporte nacional e uma plataforma para o desenvolvimento de futuras estrelas do esporte internacional.