Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 01 de Março de 2024

Menu

Campeonato Municipal

Jovem de 9 anos torna-se o campeão de Xadrez mais jovem da história de Sinop

O pequeno enxadrista já havia despertado a atenção ao iniciar sua jornada nos tabuleiros aos 3 anos de idade

Geral | 24 de Novembro de 2023 as 13h 03min
Fonte: João Silvestri Klein

Foto: Assessoria

O Campeonato Municipal de Xadrez em Sinop encerrou suas atividades de 2023 com um nome que entrou para a história do xadrez local. Tobias Luiz Carvalho de Oliveira, de apenas 9 anos de idade, sagrou-se Campeão Absoluto, conquistou o título de campeão municipal mais jovem da história da cidade.

A competição, realizada ao longo do ano em três etapas, destacou-se por disputas acirradas em várias categorias. Tobias, acumulou 13,5 pontos em 15 possíveis, superando seus adversários. Seu desempenho com 4,5 pontos em 5 possíveis em cada etapa, colocou-o à frente dos competidores, conquistando não apenas a categoria Sub 10, mas também o título Absoluto, que inclui participantes de todas as idades, inclusive adultos.

O pequeno enxadrista já havia despertado a atenção ao iniciar sua jornada nos tabuleiros aos 3 anos de idade. Aos 5 anos, conquistou seu primeiro título nacional como Campeão Brasileiro de Xadrez Escolar em 2019. Em 2022, após a pandemia, Tobias tornou-se Bicampeão Brasileiro de Xadrez Escolar e venceu seu primeiro título internacional como Campeão Sul-americano de Xadrez Escolar, garantindo uma vaga como representante oficial da América do Sul no Campeonato Mundial de Xadrez Escolar realizado na Grécia, em abril de 2023.

No encerramento do evento, Tobias expressou sua felicidade pela conquista e convidou a comunidade a participar do xadrez, destacando que é fácil de aprender e divertido. Ele também creditou seu sucesso ao importante apoio de sua família, especialmente ao irmão Olavo Oliveira, de 12 anos, Mestre Nacional e seu parceiro de treinamento.

A vitória de Tobias Luiz Carvalho de Oliveira não apenas celebra o talento precoce do jovem enxadrista, mas também inspira outros a se envolverem na prática do xadrez.

 

Ao final das três etapas foram apuradas as pontuações e apontados os campeões municipais do ano de 2023: 

Campeão Absoluto 
Tobias Luiz Carvalho De Oliveira

Campeã Feminino 
Isabelly Lima Da Silva

Campeão Sênior 
Roberto Carlos Melgarejo Vargas

Campeão Universitário 
Gabriel Felipe Carmona

Campeão Sub 20 
Keven Eduardo Vaz Biblio

Campeão Sub 18 
Joao Pedro Miranda Araujo 

Campeão Sub 16 
Roberto Camargo Haubert

Campeão Sub 14 
Mateus Vincenzi

Campeão Sub 12 
Olavo Tadeu Carvalho Oliveira

Campeão Sub 10 
Tobias Luiz Carvalho De Oliveira

Campeão Sub 8 
Pedro dos Santos Monteiro 

Campeão Sub 6 
Andre Luiz Carvalho Schiavetto