'Critérios administrativos'
Jornalista que tirou foto de Moraes fazendo gesto obsceno é demitido
Desligamento de fotógrafo não tem ligação com fato registrado pelo profissional, segundo ex-veículo de jornalista
Geral | 07 de Agosto de 2025 as 19h 16min
Fonte: CNN Brasil

O jornalista Alex Silva, que tirou a foto do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fazendo um gesto obsceno após sofrer sanções dos Estados Unidos, foi demitido do veículo em que trabalhava.
Alex Silva trabalhava no jornal O Estado de S. Paulo, empresa do Grupo Estado. Segundo o veículo, não há vínculo entre o desligamento do fotógrafo e o fato registrado pelo profissional.
"O encerramento do vínculo profissional com o fotógrafo já estava planejado com antecedência e faz parte de uma redução de quadros da editoria de Fotografia, seguindo critérios exclusivamente administrativos", disse o veículo.
A imagem havia sido capturada em 30 de julho, na Neo Química Arena, em meio a uma partida entre o Corinthians - time pelo qual o magistrado torce - e o Palmeiras.
Moraes estava no camarote do estádio quando, em dado momento, gesticulou com o dedo médio em direção ao campo.
Horas antes, o ministro havia sido enquadrado pelos EUA na Lei Magnitsky, que permite sanções econômicas contra pessoas que, na avaliação americana, violem os Direitos Humanos ou atuem em esquemas de corrupção ao redor do mundo.
Leia a nota do jornal O Estado de S. Paulo na íntegra:
"O encerramento do vínculo profissional com o fotógrafo já estava planejado com antecedência e faz parte de uma redução de quadros da editoria de Fotografia, seguindo critérios exclusivamente administrativos.
Não há lógica em associar tal decisão à foto do ministro Alexandre de Moraes feita pelo profissional durante uma partida do Corinthians. A imagem em questão foi considerada de relevante valor jornalístico pelo Estadão. Não à toa, foi publicada como principal destaque na home do jornal ainda na noite da quarta-feira, dia do jogo. Permaneceu na home durante toda o dia seguinte e também foi publicada em espaço importante na edição impressa. O jornal ainda pautou uma reportagem para informar ao público o contexto em que a imagem tinha sido obtida. Colunistas do jornal repercutiram a fotografia do ministro em textos e vídeos. Por meio do Estadão Conteúdo, a imagem foi vendida para inúmeros veículos, inclusive para a CNN.
O Estadão jamais abrirá mão de seu compromisso histórico com a liberdade de expressão e os mais altos padrões de independência editorial."
Notícias dos Poderes
Trabalhadores são resgatados em trabalho análogo à escravidão em obra de usina da 3tentos em MT
Ação foi deflagrada após um incêndio que destruiu o alojamento principal e foi causado por trabalhadores revoltados com as condições degradantes a que estavam submetidos
07 de Agosto de 2025 as 19h19Justiça libera milhares de cabeças de gado de pecuarista acusado de megadesmate no Pantanal
08 de Agosto de 2025 as 07h20Conselheiro propõe destinação de R$ 200 mi à merenda escolar e agricultura familiar
07 de Agosto de 2025 as 18h58Sérgio Ricardo afirma que Indea trava desenvolvimento e defende 100% da merenda escolar com agricultura familiar
A declaração foi feita nesta quinta-feira (7), durante o 1º Encontro dos Conselhos de Alimentação Escolar da Região do Vale do Araguaia
07 de Agosto de 2025 as 18h56Menor Preço ajuda consumidores a economizar no presente do Dia dos Pais
Ferramenta está disponível pelo site e aplicativo do Nota MT
07 de Agosto de 2025 as 15h39Nova frente fria derruba temperaturas em MT no fim de semana
Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo, será gelado em quase todo o estado
07 de Agosto de 2025 as 14h44TCE-MT mantém suspenso pregão do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal
Decisão do Plenário confirma cautelar do conselheiro Antonio Joaquim, que aponta indícios de direcionamento, ausência de disputa e sobrepreço na licitação
07 de Agosto de 2025 as 14h19Quem é Matt Deitke, pesquisador de IA de 24 anos que vai receber R$ 1,3 bilhão para trabalhar na Meta?
Em disputa por especialistas em superinteligência, Mark Zuckerberg fez questão de fazer oferta bilionária pessoalmente ao jovem que já havia recusado proposta milionária anterior
07 de Agosto de 2025 as 13h58