Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sábado 02 de Dezembro de 2023

Menu

Grandes debates

Jornalista de MT palestra na França sobre machismo na política

Julia Munhoz está pesquisando para seu doutorado casos de mulheres atuantes na política do Estado

Geral | 13 de Julho de 2023 as 18h 16min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Divulgação

A jornalista e pesquisadora, Julia Munhoz – que atuou durante anos na cidade de Sinop, inclusive conduzindo a equipe de comunicação da prefeitura – apresentou uma amostra da política mato-grossense para pesquisadores acadêmicos e entusiastas da comunicação na Europa. Ela foi uma das congressistas do evento promovido pela IAMACR (Associação Internacional de Pesquisa em Mídia e Comunicação – em português), realizado entre os dias 9 e 13 de julho em Lyon, na França.

A apresentação de Júlia foi em uma sessão do grupo de Política e Comunicação, nesta quinta-feira (13). A jornalista tratou da cultura do machismo na política e como as mulheres tem enfrentado ou respondido ao comportamento, em especial aquelas que atuam na política partidária.

O assunto faz parte da pesquisa de doutorado que a jornalista está realizando através do Programa de Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) da UFMT em Cuiabá. Segundo ela, seu estudo reúne 10 casos de mulheres que atuam em partidos políticos no Mato Grosso, sendo uma delas uma mulher transexual. A questão que norteia o estudo são como essas mulheres enfrentam a cultura do machismo que marca a política nos diferentes partidos, independente do espectro ideológico. “Em diferentes graus e formas de emergência, os preconceitos contra a condição feminina são um desafio à participação das mulheres na política partidária, tanto externamente, junto aos eleitores, quanto internamente, dentro dos próprios partidos políticos. É sobre este movimento de dupla tensão, externa e interna, que centramos o nosso estudo”, explicou Julia.

Ao analisar os perfis e histórias dessas 10 mulheres, Julia percorre, com seu estudo, por uma intersecção da comunicação, da política, da cultura e da filosofia. Como procedimento metodológico inovador, a jornalista utiliza o podcast de construção científica para os registos das narrativas pessoais de cada mulher com atuação na política partidária. O Podcast idealizado por Pedro Pinto de Oliveira e Luãn Chagas. Esses registros funcionam como uma investigação para o trabalho da jornalista, gerando informações que depois serão analisadas com base nas teorias e bibliografias mais sólidas dentro da academia.

Caminhando para conclusão do seu doutorado, Julia foi convidada para trazer seu objeto de estudo ao congresso da IAMACR.

 

O que é a IAMACR?

É a organização profissional mundial proeminente no campo da pesquisa em mídia e comunicação. Seus membros promovem a inclusão e a excelência globais dentro das melhores tradições de erudição crítica no campo.

O IAMCR tem como objetivo apoiar e desenvolver pesquisas de mídia e comunicação em todo o mundo. Incentiva particularmente a participação de estudiosos emergentes, mulheres e de regiões economicamente desfavorecidas.

O IAMCR é apoiado pelas contribuições voluntárias de muitas pessoas, incluindo mais de 80 presidentes e deputados da Seção e do Grupo de Trabalho, 30 membros de seu Conselho Internacional, um Executivo de 5 membros, muitos membros de vários comitês e forças-tarefa e mais de 2.800 membros ativos da associação em 90 países.