Soja
Jornal retrata Sinop como a capital do bolsonarismo em Mato Grosso
“Mato Grosso, território bolsonarista e berço de uma próspera classe empresarial, só teme a pressão dos ambientalistas e da Europa”
Geral | 26 de Abril de 2021 as 08h 37min
Fonte: PNB Online

Matéria especial do jornal El Pais, “O superpoder da soja no Brasil”, destaca a produção de soja em Mato Grosso e coloca Sinop como o centro desse Mundo Rural de riqueza, exploração, ocupação da Amazônia brasileira e submissão ao poder do presidente Bolsonaro.
Diz a jornalista Naiara Galarraga Gortázar:
É o grande negócio brasileiro. Suas plantações ocupam área equivalente à da superfície da Alemanha e foi o único setor que cresceu em 2020, apesar da pandemia. Território bolsonarista e berço de uma próspera classe empresarial, só teme a pressão dos ambientalistas e da Europa.
Desbravar evoca abrir caminhos, explorar o desconhecido, “civilizar”. A jornalista conta, também, a história de alguns pequenos pioneiros. Gente que tinha como ocupação abrir as terras da Amazônia brasileira há quatro décadas.
“A bordo de uma escavadeira, ganhava a vida abrindo clareiras em meio à vegetação exuberante para construir estradas. Com elas, chegaram os colonos. E as cidades. Foram empurrados para fora a maior parte dos indígenas autóctones, como os Kayabi e os Apiakás. E anos depois, os cultivos. Os moradores relatam a colonização impulsionada pela ditadura militar como a epopeia dos pioneiros. As fotos em preto e branco do desembarque na década de 1970 contrastam com o verde dos campos de soja que se estendem até o infinito. Aqui e ali, pequenos grupos de árvores”.
O outro destaque da matéria é a política. Descreve a população de Sinop, em sua maioria fiéis seguidores do mito, submissa ao poder “messiânico” de Bolsonaro, como se a sua política de devastação ambiental, “passar a boiada”, fosse um bom negócio para o agronegócio. Não é.
Notícias dos Poderes
Adolescente de 15 anos morre em acidente com scooter elétrica
A colisão entre a motocicleta e uma caminhonete aconteceu na manhã de quinta-feira
17 de Outubro de 2025 as 20h10Servidores ativos de MT têm até 30 de novembro para realizar recadastramento obrigatório de 2025
Procedimento deve ser feito online pelos portais de Recadastramento ou do Servidor
17 de Outubro de 2025 as 17h22Raio provoca incêndio e destrói 400 fardos de algodão em fazenda de MT
Além dos bombeiros, cerca de 50 funcionários da fazenda ajudaram no controle das chamas usando maquinários agrícolas.
17 de Outubro de 2025 as 16h09Incêndio de grandes proporções atinge barracão e residência em Sinop
17 de Outubro de 2025 as 15h48PF encontra mensagem sobre suposto repasse à filha de ministro
Investigação cita Andreson Gonçalves, Roberto Zampieri e empresário Haroldo Gonçalves, da Fource
17 de Outubro de 2025 as 14h16ALMT entrega honrarias a personalidades e entidades de MT
17 de Outubro de 2025 as 14h10Como funcionava o esquema de venda de sentenças do STJ, segundo o próprio STJ
Um processo que tramitou sob relatoria da ministra Nancy Andrighi no período em que Márcio José Toledo Pinto era assessor do gabinete foi analisado em detalhes pela sindicância
17 de Outubro de 2025 as 14h00