Saúde
Instituição filantrópica de Sinop terá a menor isenção
Hospital Santo Antônio terá isenção de 42% no ICMS da energia elétrica
Geral | 29 de Janeiro de 2019 as 11h 33min
Fonte: Jamerson Miléski

Nove instituições filantrópicas beneficentes que prestam serviços de saúde pública em Mato Grosso, receberão isenção do ICMS sobre suas faturas de energia elétrica. O incentivo fiscal é garantido pela lei 10.437, do ano de 2016. Na última sexta-feira (25), a secretaria estadual de Fazenda publicou a portaria com a relação das instituições e o percentual de isenção que cada uma terá ao longo de 2019. A única instituição filantrópica de Sinop na lista é a que terá o menor incentivo.
A Fundação de Saúde Comunitária de Sinop – responsável pelo Hospital Santo Antônio – terá apenas 42% de isenção do seu ICMS referente ao consumo de energia elétrica. O Hospital Santo Antônio opera parcialmente com instituição de saúde pública, sendo o único no município que realiza partos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Como boa parte da sua estrutura é voltada para saúde privada/particular, o percentual de isenção para o Hospital Santo Antônio foi pequeno.
Algumas instituições obtiveram a isenção completa. É o caso da Associação Espírita Beneficente Paulo de Tarso. A entidade mantém uma unidade hospitalar na cidade de Rondonópolis, especializada em internação psiquiátrica, com 100% do seu atendimento via SUS. Por isso, a instituição terá 100% de isenção no ICMS da energia elétrica.
Estão na lista de instituições beneficiadas o Hospital Beneficente Santa Helena, de Cuiabá (77%), Sociedade Beneficente Santa Casa de Misericórdia, Cuiabá (78%), Fundação Luverdense (55%), Associação Beneficência Poconeana (91%), Sociedade Hospitalar São João Batista, Poxoréo (80%), Santa Casa de Misericódia de Rondonópolis (72%) e Associação de Proteção à Maternidade de Cuiabá (90%).
Da relação de entidades beneficentes listadas na redação original da lei, duas acabaram não sendo contempladas com a isenção em 2019. Trata-se da Associação Congregação de Santa Catarina, da cidade de Cáceres, e a Associação Pro Saúde, de Campo Novo do Parecis.
A isenção do ICMS, a título de incentivo, não deve ultrapassar R$ 100 mil por mês por unidade filantrópica. Para prover a renúncia tributária, a Sefaz reservou R$ 2,4 milhões para o ano de 2019. Esse será o “teto” estipulado para conceder as isenções às instituições filantrópicas que prestam serviços de saúde pública.
Notícias dos Poderes
STF forma maioria para manter prisão de lobista acusado de negociar decisões judiciais
Três ministros da Primeira Turma já votaram contra recurso de Andreson Gonçalves
09 de Maio de 2025 as 07h32Governador determina revisão de consignados de servidores do Estado
Em até 180 dias, os descontos em folha serão revisados pela Seplag e CGE
09 de Maio de 2025 as 07h25Ré por atos de 8 de janeiro, empresária de MT segue com tornozeleira por decisão de ministro do STF
Medida visa acelerar duplicação e cumprir cronograma de entregas no trecho sob concessão
08 de Maio de 2025 as 18h22Cartório precisa de mais 15 funcionários para atender a demanda
Afirmação é do novo tabelião que assume o maior registro de imóveis do Norte de Mato Grosso
08 de Maio de 2025 as 17h26Prefeitura de Sinop passa a ter Cartão Corporativo
Cartão vai cobrir despesas adiantadas de secretários e servidores em viagens e pequenas compras
08 de Maio de 2025 as 15h36Nova Rota retoma terceiro turno de obras na BR-163 com o fim do período chuvoso
Medida visa acelerar duplicação e cumprir cronograma de entregas no trecho sob concessão
08 de Maio de 2025 as 14h56