Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 17 de Abril de 2024

Menu

Tempo

Inmet emite alerta para chuvas intensas em MT e boa parte do país

A maior parte do estado está em alerta amarelo, que significa 'perigo potencial', onde o volume total de chuva pode chegar a 50 mm em 24h, com ventos de até 60 km/h

Geral | 19 de Março de 2024 as 01h 10min
Fonte: Redação PP

Foto: Reprodução/ Inmet)

Em meio à onda de calor que atinge o país, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta segunda-feira (18), alertas por causa de chuvas fortes para Mato Grosso e boa parte dos estados. Os avisos permanecem válidos até às 10h desta terça-feira (19).

Além das chuvas fortes, Mato Grosso vai registrar temperaturas de 3°C a 5°C acima da média até quarta-feira (20).

A maior parte do estado está em alerta amarelo, que significa “perigo potencial”, onde o volume total de chuva pode chegar a 50 mm em 24h, com ventos de até 60 km/h.

Além de Mato Grosso, há 21 estados nessa situação, além do Distrito Federal.

Já a região norte mato-grossense, está sinalizada com alerta laranja, que significa “perigo”. Nestes locais, o volume total de chuva pode chegar a 100 mm em 24h, com ventos de até 100 km/h. Há 12 estados nessa situação.

Vale citar que, de acordo com a Climatempo, Mato Grosso vai registrar temperaturas de 3°C a 5°C acima da média até quarta-feira (20). Outras regiões passam por uma onda de calor, onde as temperaturas podem ficar até mais de 5°C acima da média.

 

Dicas de segurança

Durante o temporal, o Inmet orienta que as pessoas evitem o uso de aparelhos eletrônicos ligados na tomada, e que em caso de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.

O órgão reforça ainda para não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em situações de iminente perigo, as pessoas devem manter a calma e evitar se locomover em meio a enxurradas.