MT na lista
Inmet emite alerta de tempestade com ventos de até 100km por hora e granizo em 16 estados
Instituto emitiu alertas de perigo, perigo potencial e para tempestades
Geral | 07 de Novembro de 2024 as 17h 33min
Fonte: Unica News

Os alertas para chuvas intensas e tempestades seguem ativos ao longo desta semana na maior parte do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 16 estados e o Distrito Federal permanecem sob aviso nesta quinta-feira. As chuvas voltam a atingir o Sul, onde o aviso é de "Perigo", e a previsão indica tempestades de até 100 mm/dia, com ventos fortes que podem atingir entre 60 km/h e 100 km/h. São Paulo também está sob alerta de tempestades.
O alerta laranja significa "Perigo" para chuvas intensas e tempestades nesta quinta-feira. Os estados atingidos podem apresentar chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Nestas áreas, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Serão afetados: Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
O alerta de tempestade, com risco de queda de granizo, chuvas de até 100mm/dia, e ventos de 100 km/h, atinge o sul do estado de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Já o alerta amarelo mostra "perigo potencial", mas também indica chuvas intensas. Os estados podem esperar chuva de até 50mm/dia e ventos de até 60 km/h. Serão afetados: Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão, Piauí, e o Distrito Federal.
O Inmet também alerta para o risco de queda de galhos, alagamentos, problemas na rede elétrica e possíveis descargas. Em caso de rajadas de vento nos próximos dias, a recomendação é evitar abrigo sob árvores, devido ao perigo de raios, além de não estacionar perto de torres de transmissão ou placas de propaganda e evitar o uso de aparelhos conectados à tomada.
Novembro sem La Niña
Segundo o Climatempo, novembro marca um grande aumento dos volumes médios de precipitação sobre o Brasil. Com algumas exceções na Região Norte e também em grande parte do Nordeste, a média de precipitação em novembro supera os 140 mm. A média de precipitação supera os 180 mm em praticamente toda a Região Sul do Brasil, na maioria das áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, e também em Rondônia, no Acre, no Amazonas, no extremo sul do Pará e no Tocantins.
No Nordeste, novembro marca o retorno das chuvas regulares no sul do Maranhão e do Piauí e no oeste e sul da Bahia. No entanto, na maior parte da região, novembro ainda é um mês de tempo seco e muito calor, sendo comum que as temperaturas ultrapassem os 40°C no interior dos estados.
Embora o fenômeno La Niña ainda não esteja tecnicamente configurado, a porção central e leste do Oceano Pacífico Equatorial, próximo à costa do Peru, tem apresentado temperaturas ligeiramente abaixo da média nos últimos dois meses.
Mesmo sem um La Niña definido, esse resfriamento do Pacífico na costa peruana deve influenciar as chuvas e a temperatura em novembro no Brasil.
Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…
Notícias dos Poderes
Matheus Fernandes encerra festividade de aniversário de Sinop e leva milhares de pessoas ao Festival de Praia
15 de Setembro de 2025 as 10h47Leilão da Receita tem iPhone a partir de R$ 800 e carros a R$ 4 mil
15 de Setembro de 2025 as 10h19Avião não consegue pousar em MT e desvia para MS durante tempestade
Companhia aérea se pronunciou e disse que, após o pouso, a aeronave foi reabastecida no aeroporto de Campo Grande e, em seguida, prosseguiu viagem, pousando normalmente Várzea Grande.
15 de Setembro de 2025 as 10h02Mulher morre afogada no Lago dos Pioneiros em Colíder
15 de Setembro de 2025 as 09h35Empresas fazem 27 pedidos para explorar ‘Terras Raras’ em MT
15 de Setembro de 2025 as 07h56Homem morre após ser atropelado por quatro veículos na Avenida Fernando Corrêa
14 de Setembro de 2025 as 18h47Caminhonete capota em ribanceira e motorista morre na MT-170, em Juína
14 de Setembro de 2025 as 18h46Empresa de Sinop lança chip de internet móvel com cobertura nacional
Tecnologia compete com operadoras nacionais e promete personalização do serviço
13 de Setembro de 2025 as 18h37