Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Segunda Feira 15 de Julho de 2024

Menu

Calor

Inmet alerta para baixa umidade do ar em MT nesta sexta-feira (5)

No alerta laranja há risco de incêndios florestais e à saúde, além de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz

Geral | 05 de Julho de 2024 as 09h 42min
Fonte: Redação G1-MT

Foto: Fablicio Rodrigues

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para o risco de baixa umidade do ar em 32 cidades de Mato Grosso, nesta sexta-feira (5). O órgão emitiu um alerta com a classificação ‘laranja’, que representa perigo. O alerta é válido das 13h às 17h desta sexta.

Segundo o instituto, a umidade relativa do ar no alerta laranja, pode variar entre 20% e 12% - números considerados baixos. O Inmet avisou ainda que há risco de incêndios florestais e à saúde, além de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Se hidratar é fundamental durante o tempo seco.  — Foto: Reprodução/EPTV

Se hidratar é fundamental durante o tempo seco. — Foto: Reprodução/EPTV

 

O ar quente e seco aumenta o risco de incêndios florestais e também afeta a saúde. Idosos e crianças são os que mais sentem os efeitos.

Entre as orientações do Inmet estão:

 beber bastante líquido;

 evitar desgaste físico nas horas mais secas;

evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Em caso de emergência ou dúvidas, o morador pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199.