Geral
Infraero vai elaborar plano diretor para o Aeroporto de Sorriso
O Plano é obrigatório para o planejamento de médio e longo prazo do Aeroporto
Expansão | 10 de Novembro de 2021 as 16h 00min
Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero

O Governo Federal, por meio da Infraero, e o Município de Sorriso por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, firmaram contrato para a elaboração do Plano Diretor (PDir) do Aeroporto de Sorriso/Adolino Bedin, em Mato Grosso (MT). O prazo de execução do serviço é de 120 dias a partir da assinatura e recebimento da Ordem de Serviço.
O PDir planeja a expansão da infraestrutura aeroportuária de acordo com a regulamentação de segurança operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e em função do potencial existente na região para a exploração do transporte aéreo de cargas e passageiros. Sua aprovação é requisito obrigatório para aeródromos que operam voos de empresas aéreas prestadoras de serviço de transporte aéreo regular de passageiros ou carga.
Segundo o acordo, a contratação de um Plano Diretor para o Aeroporto Regional de Sorriso vai possibilitar a reestruturação do equipamento no médio e longo prazo. No desenvolvimento do Plano serão considerados os potenciais de desenvolvimento para melhor atendimento à região, dentre outros itens.
“A necessidade da elaboração do Plano Diretor para o Aeroporto de Sorriso foi identificada pela Infraero ao perceber a oportunidade de organizar o desenvolvimento do terminal a fim de explorar todo o potencial demandado pela região. Nos próximos meses, a equipe da Infraero estará dedicada a elaborar e entregar um plano sólido e viável para o futuro do aeroporto”, afirma o superintendente de Negócios, Rodrigo Medeiros.
Para o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, cada dia está mais crescente o turismo de negócios no Município. “Sorriso desponta mundialmente na produção das commodities de grãos como a soja, milho e feijão. Mas vai além disso: muito da tecnologia de ponta está aqui e tudo está perfeitamente alinhado com a sustentabilidade e muita pessoas buscam entender isso. E é nesse cenário que o Aeroporto Adolino Bedin se torna tão importante para nós, pois torna possível o desenvolvimento de um hobby logístico não só para o Município, mas para a nossa região”, pontua.
Infraero em Sorriso
A Infraero já prestou serviços no Aeroporto de Sorriso em outros dois contratos. Em junho de 2019, a Companhia foi contratada pela Prefeitura da cidade para elaborar o projeto de revitalização, recuperação e sinalização horizontal da pista de pousos e decolagens, pátio de aeronaves e taxiway do local. O projeto foi entregue em novembro de 2019.
De acordo com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), a Infraero foi uma das projetistas que aprovou trabalhos com mais agilidade na pasta, o que demonstra a capacidade da empresa para atender às demandas de seus clientes.
Em outubro de 2020, a Infraero assinou contrato para prestação de serviços de assessoramento e consultoria à fiscalização do projeto executivo e das obras de reforço e recuperação na pista de pousos e decolagens no aeroporto. Para a realização dos trabalhos, que tiveram duração de 12 meses, a Infraero contou com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais com experiência no setor aeroportuário.
“Com a aprovação dos projetos, a Prefeitura de Sorriso tem os requisitos básicos para iniciar o processo de licitação das obras. Na prática, podemos dizer que a Infraero viabilizou a primeira parte da obra no aeroporto, já que os projetos são essenciais para os serviços e a aprovação também é necessária para que o recurso seja liberado pela SAC, que faz a gestão do FNAC, um fundo voltado para fomentar a aviação civil no Brasil”, avalia Rodrigo Medeiros.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Cláudio Oliveira, completa que “Sorriso confia no trabalho que vem sendo prestado com muita qualidade pela Infraero”.
Notícias dos Poderes
CDL realiza neste mês o liquida Sinop com descontos que podem chegar a 70%
01 de Julho de 2022 as 17h32Politec lança novo layout do RG digital com verificação de autenticidade
Serviço deve ser acessado pelo aplicativo MT Cidadão, que pode ser baixado gratuitamente em aparelhos celulares com sistemas Android ou IOS.
01 de Julho de 2022 as 09h25Asfalto do bairro Alto da Glória está na reta final; aproximadamente 90% das ruas já pavimentadas
30 de Junho de 2022 as 16h42ExpoSinop resgata tradição da festa com rodeio e maratona de shows
Evento com 6 dias de duração quer resgatar o modelo “bruto, rústico e sistemático”
30 de Junho de 2022 as 11h45Prefeito promete asfalto nas estradas rurais e um bom arranca safra
Gestão prepara as estradas vicinais para suportar o escoamento da produção agrícola
30 de Junho de 2022 as 10h15Servidores da Sefaz criam site que informa se CPF está vinculado a empresas
Consulta é gratuita e verifica a vinculação com mais de 50 milhões de empresas registadas no CNPJ
29 de Junho de 2022 as 15h27Governo estadual paga servidores nesta quinta-feira, incluindo 50% do 13° salário aos efetivos
Com o pagamento serão injetados quase R$ 1 bilhão na economia estadual
29 de Junho de 2022 as 11h22Juíza determina que arrendatários deixem área indígena até o início de julho
Indígenas fazem alerta para falta de alimentação e medicamentos
28 de Junho de 2022 as 17h48