Cuidados
Índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti reduz, mas cuidados devem continuar
Geral | 06 de Maio de 2022 as 11h 00min
Fonte: Karoline Kuhn - Assessoria da Prefeitura

Após uma semana visitando imóveis em diferentes bairros de Sinop, a equipe do Centro de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde concluiu o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) e verificou que o índice está em 5%, redução importante em relação à pesquisa anterior, realizada em janeiro.
“O índice de infestação caiu para 5%. O que isso significa: que uma parcela da população abriu os olhos. Então depois daquele ‘bum’ de índice de alto risco de janeiro, que era de 7%, podemos ter uma queda nos casos de dengue futuramente. Porém, a população precisa continuar com esse trabalho de cuidar do próprio quintal”, pontuou o diretor de Vigilância em Saúde, Jorge Bevilaqua.
O percentual foi alcançado após análise em 2.108 imóveis localizados em diferentes pontos da cidade. Os bairros Maria Carolina, Azaléias e Botânico registraram quantidades significativas de mosquitos. Por este motivo, a equipe do Centro de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde já reforçou os trabalhos de vistorias e os agentes seguem atuando nestas regiões.
“A dengue é algo que pode ser resolvida com a conscientização. Então o foco de trabalho da Prefeitura Municipal é conscientizar a população de que precisa cuidar do seu quintal”, lembrou Bevilaqua. O diretor pontuou ainda que, além dos trabalhos de vistoria e conscientização, a secretaria segue organizando mutirões. “O prefeito Roberto Dorner pediu, inclusive, que déssemos a maior atenção possível no combate à dengue e estamos trabalhando desta forma”, finalizou.
LIRAa
O LIRAa é desenvolvido pelo menos quatro vezes ao ano e o objetivo principal é estar abaixo ou, no máximo, na meta preconizada pelo Ministério da Saúde em 1%. No entanto, não costuma ser a realidade identificada. Em janeiro, por exemplo, quando foi feita a primeira pesquisa do ano, o índice alcançado foi de 7,1%. Lixos domésticos, de fácil remoção e de dentro das próprias residências são os principais criadouros.
Notícias dos Poderes
Idoso de 74 anos morre após falha técnica elevar temperatura a 32°C em voo São Paulo - Recife
Homem passou mal por volta das 10h40, já no portão de embarque
03 de Novembro de 2025 as 06h59Riscos na usina hidrelétrica Colíder são denunciados à ONU
03 de Novembro de 2025 as 06h42''Tenho que viver como uma vampira'', diz mulher com alergia ao sol
Emily Richardson, 36 anos, foi diagnosticada com uma doença rara que causa queimaduras e bolhas na pele com a exposição aos raios de sol
01 de Novembro de 2025 as 18h03Vigilância Sanitária revela que MT tem 14 lotes de whisky com suspeita de contaminação por metanol
01 de Novembro de 2025 as 01h51Justiça de Mato Grosso anula multa ambiental de R$ 10 milhões aplicada a produtor rural de Matupá
31 de Outubro de 2025 as 17h08Sema e PM apreendem animais comercializados ilegalmente no norte do estado
A equipe contabilizou aproximadamente 24,37 kg de carne análoga à jacaré e 11,36 kg de minhocuçu
31 de Outubro de 2025 as 16h31STF forma maioria e lei da moratória da soja passa a valer em janeiro
O julgamento está com 7 votos favoráveis e 2 contra. O julgamento estava marcado para terminar às 23h59 de quinta-feira (30)
31 de Outubro de 2025 as 15h25Homem sai do coma e acusa namorada de causar acidente intencional; ele morreu oito meses depois
Daniel Waterman, de 22 anos, relatou à polícia o que realmente aconteceu em suposto acidente
31 de Outubro de 2025 as 15h11