Modernização
Indea passa a receber atestado de vacinação de brucelose pela internet
A campanha de imunização contra a brucelose envolve anualmente 4 milhões de bezerras, com a emissão de 170 mil atestados de vacinação
Geral | 01 de Fevereiro de 2024 as 18h 09min
Fonte: Luciana Cury | Indea
Os atestados de vacinação contra a brucelose passaram a ser enviados ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) pela internet. Até dezembro passado, o documento que comprovava a vacinação contra a doença transmissível que ataca os bovinos, outras espécies animais e o homem, era apresentado apenas de forma presencial nas unidades que o órgão possui nas 139 cidades do estado.
Todo veterinário que aplica a vacina precisa obrigatoriamente ser capacitado pelo Indea. Após passar pelo curso, ele recebe um login e senha para ter acesso ao sistema de informe ao módulo.
Conforme a presidente do Indea-MT, Emanuele de Almeida, a mudança simplifica a comunicação entre produtor rural e Governo do Estado, além de desobrigar o criador a deslocar da propriedade para informar a vacinação.
"Em Mato Grosso, o período de vacinação contra a brucelose ocorre em duas etapas uma no primeiro semestre e outra no segundo e devem, obrigatoriamente, ser imunizadas todas as bezerras entre 3 a 8 meses. O atestado de vacinação é emitido pelo médico veterinário, que, com a informatização do informe, comunica ao Indea os animais vacinados", afirmou.
Nas campanhas anuais de imunização contra a brucelose, o Indea recebe em média 170 mil atestados, que comprovam a vacinação de 4 milhões de bezerras.
Líder no ranking de estados com o maior número de cabeças de gado em todo o país, Mato Grosso tem um rebanho bovino de mais de 34,4 milhões de animais. O quantitativo foi levantado durante a campanha de atualização de estoque de rebanho, realizada entre 1º de maio e 15 de junho de 2023, pelo Indea.
Brucelose
A brucelose é uma doença perigosa e que traz prejuízos tanto para a saúde animal e pública. Na vaca pode causar aborto do feto e retenção de placenta depois do parto, e no touro pode ter uma inflamação nos testículos e ficar estéril.
O produtor rural do estado que não vacina fica sujeito a multa de 1 Unidade Padrão Fiscal (UPF/MT) por animal, no valor de R$ 232,18.
Para controlar essa doença, no Brasil, desde 2001, o criador de gado e de búfalo é obrigado a vacinar todas as fêmeas do rebanho entre três e oito meses de vida. Além de abater aqueles que estão comprovadamente doentes.
Notícias dos Poderes
Próximo sorteio da Mega-sena pode entrar para o top-10 dos maiores da história da loteria
Ninguém acertou dezenas desta terça, deixando prêmio acumulado em R$ 130 milhões
07 de Novembro de 2024 as 07h26Mãe e padrasto são condenados por decepar órgão genital de menino de 5 anos no Ceará
A criança teve o órgão genital reimplantado no mesmo dia que deu entrada no IJF, em Fortaleza. O garoto passará por tratamento de longo prazo para reconstruir o membro
06 de Novembro de 2024 as 19h19Veja como alta do dólar impacta no agronegócio e afeta exportações de MT
Alta da moeda tem um impacto duplo para o agronegócio, segundo especialista. Por um lado, pode beneficiar as exportações brasileiras. Por outro, aumenta os custos de produção
07 de Novembro de 2024 as 06h14Família acredita que ostra contaminada pode ter causado morte de advogado de MT no RN
A família de João Marcos acredita que a ostra estava contaminada e uma inflamação em sua garganta o tornou mais suscetível a infecção bateriana
06 de Novembro de 2024 as 19h05Prefeito atende pedido da CDL e decreta horário especial para o Natal
06 de Novembro de 2024 as 17h41Motociclista de 24 anos morre ao bater contra caminhão boiadeiro
A vítima deixa a esposa grávida de 8 meses.
06 de Novembro de 2024 as 17h40Pedágio na BR-163 fica mais barato a partir dessa quinta-feira
Revisão reduz as tarifas em 4,86% na média
06 de Novembro de 2024 as 16h06Projeto do Governo de MT que proíbe uso de celular em sala de aula é aprovado na AL
Pesquisa contratada pela Seduc apontou que 86% dos pais são favoráveis à medida
06 de Novembro de 2024 as 15h06