Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 14 de Maio de 2025

Menu

Saúde

Inaugurado CAPSi para atender crianças e adolescentes em Sinop

O local atenderá a população de segunda à sexta das 7h as 19h sem intervalos para almoço e sem a necessidade de agendamento prévio

Geral | 25 de Novembro de 2022 as 11h 05min
Fonte: Redação

Foto: Assecom

Foi inaugurado na manhã de ontem (24) o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Novo Amanhecer. O objetivo é atender crianças e adolescentes (até 17 anos) na área da saúde mental. “Nós estamos cumprindo com o dever de cidadão, de pessoa que quer fazer uma gestão séria, que vem de encontro com as necessidades da nossa cidade. Tenho que agradecer a nossa equipe, que é igual uma seleção, todos têm que jogar afinados, e de mãos dadas executar as obras que precisam ser executadas”, destacou o Prefeito Roberto Dorner

O CAPSi está instalado na rua A-1, no Setor Residencial Norte (acesso pela rua das Primaveras, entre as avenidas das Figueiras e rua dos Cajueiros) e passa a atender a população de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, sem intervalos para almoço e sem a necessidade de agendamento prévio. A unidade conta com equipe multidisciplinar, formado por psiquiatra com RQE, médico clínico geral, enfermeiros, psicólogos, psicopedagogo, educador físico, terapeuta, técnicos de enfermagem, entre outros.

A unidade atende a um Termo de Ajuste e Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, que vem trabalhando como prioridade as ações voltadas à saúde mental na área da infância e juventude, conforme detalhou o promotor Nilton Padovan. “Aqui em Sinop, quando chamamos o prefeito para assinar esse TAC, prontamente aceitou essa missão. O termo foi assinado e foi tudo cumprido no seu prazo. É com muita alegria que essa obra é inaugurada! Uma obra tão bacana que vai atender tanto a saúde mental das crianças e adolescentes aqui em Sinop”, destacou Padovan.

Para o juiz a Vara da Infância e Juventude, Jacob Sauer, a inauguração do CAPSi corresponde a avanços na área da saúde mental e atende uma carência antiga no município. “O atendimento de crianças e adolescentes no que tange a saúde mental sempre foi deficitária, sempre houve grande dificuldade e a gente presencia isso no nosso dia a dia. Então, hoje estamos vendo uma solução para essa carência. Uma conquista para cidade de Sinop. Ao lado de outras [conquistas], estamos vivendo um momento de muitas realizações. Dívidas históricas do poder público que estão sendo resolvidas”, pontuou.

A solenidade de inauguração também contou com a participação da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Trabalho e Educação, Scheila Pedroso, das secretárias Faira Strapazzon (Governo e Projetos Estratégicos) e Sandra Donato (Educação, Esporte e Cultura); dos vereadores Lucinei, Juventino Silva, Célio Garcia e Paulinho Abreu, além de representantes da Unesim, associação médica, orfanato Menino Jesus, Defensoria Pública, Conselho Municipal de Saúde, Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA), profissionais da saúde e população.