Dando o que falar
Imprensa internacional repercute ‘queda de braço’ entre Musk e Moraes
Dono do X ameaçou descumprir as decisões judiciais do ministro do STF e liberar o conteúdo que ele mandou bloquear
Geral | 08 de Abril de 2024 as 17h 40min
Fonte: O tempo

Repercute na imprensa internacional a “queda de braço” travada entre o dono do X, o bilionário Elon Musk, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Nesta segunda-feira (8), alguns dos principais veículos de comunicação da França, dos Estados Unidos e do Reino Unido relataram a troca de mensagens e as acusações feitas pelo empresário contra o magistrado brasileiro.
No final de semana, Musk decidiu usar a própria plataforma para atacar Moraes. Em uma postagem, pediu a renúncia do ministro, contestou a atuação dele na Corte e o chamou de "traidor" do povo e da Constituição brasileira. Em nota divulgada nesta segunda-feira, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, que cumpre agenda internacional no Canadá, declarou que "toda a empresa que opere no Brasil está sujeita à Constuição" do país.
Em Paris, na França, o jornal Le Monde chamou de controversa a personalidade de Moraes ao declarar que ele, nos últimos anos, ordenou a suspensão de contas do antigo Twitter suspeitas de disseminar desinformação.
“Uma figura judicial que divide opiniões - considerada tirânica por alguns e um fervoroso defensor da democracia por outros - Moraes é um dos 11 membros do Supremo Tribunal Federal do Brasil. Ele também preside o Tribunal Superior Eleitoral do país, conhecido como TSE. Críticos, incluindo agora Musk, afirmam que Moraes faz parte de uma ampla repressão à liberdade de expressão no Brasil”, diz o jornal francês.
Para o Washington Post, um dos principais jornais dos Estados Unidos, Elon Musk está “desafiando” as ordens de bloqueio de contas acusadas de publicar desinformação dadas por Moraes. O jornal lembrou que o Brasil é o quarto maior mercado mundial de usuários do X, com quase 20 milhões de contas, e que o país tem enfrentado dificuldades para conter o rápido aumento da desinformação que tem alimentado a violência.
A publicação destacou também o apoio declarado a Musk por líderes políticos de direita no Brasil, como os deputados federais Carlos Jordy (PL-RJ) e Nikolas Ferreiras (PL-MG), ambos do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em Londres
Já no Reino Unido, a BBC colocou em discussão a possibilidade do X ser bloqueado no Brasil. O jornal afirmou que acredita-se que os perfis envolvidos nas suspensões determinadas por Moraes estivessem ligados a movimentos de extrema-direita que postaram conteúdo relacionado a “tumultos em 8 de janeiro do ano passado, quando milhares de apoiadores do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, invadiram o Congresso do país, o Supremo Tribunal Federal e o palácio presidencial”.
A também britânica Reuters se referiu a Elon Musk como “um autodeclarado absolutista da liberdade de expressão” que desafiou uma decisão judicial ordenando o bloqueio de certas contas.
Notícias dos Poderes
Homem morre após levar descarga elétrica em Sinop
17 de Setembro de 2025 as 22h07Cervejas brasileiras ficam entre as melhores do mundo em competição internacional; veja quais
O European Beer Star, sediado na Alemanha, é considerado um dos concursos cervejeiros mais prestigiados do mundo
18 de Setembro de 2025 as 07h14SES e TCE reúnem gestores e profissionais de saúde em encontro para debater prevenção ao suicídio
Evento foi realizado nesta quarta-feira (17), com o objetivo de debater melhorias e soluções para a área da saúde mental em Mato Grosso
17 de Setembro de 2025 as 17h22Vice-prefeito articula com ministro novas UBSs para fortalecer rede da atenção primária de Sinop
17 de Setembro de 2025 as 15h47Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico
17 de Setembro de 2025 as 15h27Prefeito sanciona lei que proíbe atletas trans em competições esportivas femininas em Cuiabá
17 de Setembro de 2025 as 15h09Aluno de 12 anos de escola militar morre após parada cardíaca
Ele passou mal e foi levado ao Hospital Regional, mas não resistiu e morreu em Alta Floresta
17 de Setembro de 2025 as 12h36