Dando o que falar
Imprensa internacional repercute ‘queda de braço’ entre Musk e Moraes
Dono do X ameaçou descumprir as decisões judiciais do ministro do STF e liberar o conteúdo que ele mandou bloquear
Geral | 08 de Abril de 2024 as 17h 40min
Fonte: O tempo

Repercute na imprensa internacional a “queda de braço” travada entre o dono do X, o bilionário Elon Musk, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Nesta segunda-feira (8), alguns dos principais veículos de comunicação da França, dos Estados Unidos e do Reino Unido relataram a troca de mensagens e as acusações feitas pelo empresário contra o magistrado brasileiro.
No final de semana, Musk decidiu usar a própria plataforma para atacar Moraes. Em uma postagem, pediu a renúncia do ministro, contestou a atuação dele na Corte e o chamou de "traidor" do povo e da Constituição brasileira. Em nota divulgada nesta segunda-feira, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, que cumpre agenda internacional no Canadá, declarou que "toda a empresa que opere no Brasil está sujeita à Constuição" do país.
Em Paris, na França, o jornal Le Monde chamou de controversa a personalidade de Moraes ao declarar que ele, nos últimos anos, ordenou a suspensão de contas do antigo Twitter suspeitas de disseminar desinformação.
“Uma figura judicial que divide opiniões - considerada tirânica por alguns e um fervoroso defensor da democracia por outros - Moraes é um dos 11 membros do Supremo Tribunal Federal do Brasil. Ele também preside o Tribunal Superior Eleitoral do país, conhecido como TSE. Críticos, incluindo agora Musk, afirmam que Moraes faz parte de uma ampla repressão à liberdade de expressão no Brasil”, diz o jornal francês.
Para o Washington Post, um dos principais jornais dos Estados Unidos, Elon Musk está “desafiando” as ordens de bloqueio de contas acusadas de publicar desinformação dadas por Moraes. O jornal lembrou que o Brasil é o quarto maior mercado mundial de usuários do X, com quase 20 milhões de contas, e que o país tem enfrentado dificuldades para conter o rápido aumento da desinformação que tem alimentado a violência.
A publicação destacou também o apoio declarado a Musk por líderes políticos de direita no Brasil, como os deputados federais Carlos Jordy (PL-RJ) e Nikolas Ferreiras (PL-MG), ambos do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em Londres
Já no Reino Unido, a BBC colocou em discussão a possibilidade do X ser bloqueado no Brasil. O jornal afirmou que acredita-se que os perfis envolvidos nas suspensões determinadas por Moraes estivessem ligados a movimentos de extrema-direita que postaram conteúdo relacionado a “tumultos em 8 de janeiro do ano passado, quando milhares de apoiadores do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, invadiram o Congresso do país, o Supremo Tribunal Federal e o palácio presidencial”.
A também britânica Reuters se referiu a Elon Musk como “um autodeclarado absolutista da liberdade de expressão” que desafiou uma decisão judicial ordenando o bloqueio de certas contas.
Notícias dos Poderes
CNU 2025: inscrições para nova edição do 'Enem dos concursos' começaram nesta quarta-feira; veja como fazer
Candidatos podem se inscrever no site da Fundação Getulio Vargas(FGV), banca organizadora do certame, e podem até pagar com cartão de crédito
03 de Julho de 2025 as 07h50Jovem morre após tentar mortal para trás ao comemorar mudança para apartamento
Sonny Blundell, que tinha 18 anos, celebrou com movimento acrobático a mudança com a namorada na Austrália
03 de Julho de 2025 as 08h18Homem que resgatou menina de 9 anos após ataque de tubarão é preso por estar ilegal nos EUA
Detido na Flórida, Luis Álvarez deve ser deportado à Nicarágua; 'Ele é um cara muito decente', defendeu colega que trabalhava com o imigrante em obra
02 de Julho de 2025 as 21h16'Matar a tiros é mais garantido', disse menor do RJ ao planejar morte de pais e irmão
O triplo homicídio aconteceu no último em 21 de junho, após os pais do menor não deixarem que viajasse para Mato Grosso para conhecer a namorada
02 de Julho de 2025 as 16h59Governo deve divulgar na próxima semana calendário de ressarcimento de aposentados e pensionistas
Ministério da Previdência aguarda apenas acordo no STF para que todas as ações judiciais sobre a fraude dos descontos sejam centralizadas
02 de Julho de 2025 as 16h35Governo de MT encaminha à AL projeto de lei para congelar valores do Fethab
02 de Julho de 2025 as 16h16MTPrev Itinerante estará em Sinop no dia 24 de julho; inscrições abertas
Evento terá programação especial voltada aos servidores públicos da Região Norte do Estado
02 de Julho de 2025 as 16h03Maluf diz que notificará municípios que estão fora do programa de Saúde Digital
Tecnologia tem papel estratégico para otimizar gastos no setor
02 de Julho de 2025 as 16h01